Agricultores comemoram o bom comportamento das plantas de girassol, que começam a germinar; colheita é programada para dezembro
Esta semana nossa reportagem voltou ao local e se surpreendeu com uma bela paisagem de plantas altas e exuberantemente amarelas.
A beleza condiz com o resultado da espera. Os irmão são unânimes em dizer que se existe arrependimento é o de não ter plantado mais de um hectare. ?Não dá trabalho nenhum e ainda deixam uma paisagem bonita, não é não?, diz um orgulhoso Sinésio.
A empolgação dos agricultores, que fazem parte de um grupo pioneiro no plantio em média escala de girassol especificamente para comercialização no mercado de biocombustíveis, é acompanhada pelos técnicos da área. ?Receávamos que a geada pudesse prejudicar a lavoura, mas nem isso aconteceu?, comemora o engenheiro agrônomo da Germinar Insumos Agrícolas, que presta assistência aos irmãos Perciak, Auro Bedretchuck.
O engenheiro lembra ainda que o girassol é uma planta bastante rústica, tanto é que não demanda nenhum cuidado especial. ?Não houve ocorrência de pragas, mesmo não sendo utilizado nenhum tipo de inseticida?, lembra.
EXPECTATIVA DE LUCRO
Se por um lado o girassol demanda poucos cuidados se comparado com culturas tradicionais como o soja e o milho, o lucro ainda é incerto, considerando que os agricultores da região pouco comercializaram do produto. É até possível estimar o lucro, considerando que hoje se paga R$ 27,94 por saca de 60 quilos. No entanto, ainda não se sabe como se dará a colheita. ?Estamos ansiosos em relação a colheita?, diz Bedretchuck. As primeiras colheitas, como a dos irmãos Perciak, acontecem na primeira quinzena de dezembro.
A mesma expectativa é do secretário de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, Donato Noernberg, que se mostra empolgado com os girassóis. ?É uma atividade que sem dúvida alguma tem futuro. Vai emplacar com certeza?, garante de olho nos primeiros resultados dos primeiros plantios. Quando se fala em substituição de cultura, no entanto, Noernberg é cauteloso. ?O girassol deve ser uma cultura pouco rentável e cabe muito bem como alternativa entressafras, mas não dá pra competir com o fumo por exemplo?, assegura.
ALÉM DE BIOCOMBUSTÍVEL, OPÇÃO DE SILAGEM
Nem só biocombustível é possível ser feito com o girassol. Depois de retiradas as sementes da planta para a produção de óleo, todo o bagaço pode ser utilizado como silagem. Outro ponto favorável a cultura, apontada por Bedretchuck, é a descompactação do solo, provocada pela raiz do girassol. ?Além de tudo ainda combate a erosão?, garante.
Para completar, os irmãos Perciak observaram que é grande o tráfego de abelhas pela plantação. Especialistas garantem que é perfeitamente possível criar um apiário próximo da plantação. ?As abelhas não param, é o dia todo no miolo das plantas?, conta um sorridente Sinésio, aliviado por sua aposta no girassol ter dado certo. ?O que vier daqui pra frente é lucro?, finaliza.
GIRASSOL EM NÚMEROS
120 DIAS é o ciclo total da planta
1 MIL LITROS é a estimativa de produção de óleo por hectare
R$ 27,94 é preço de mercado por 60 quilos de semente de girassol
Deixe seu comentário