Municípios pretendem decretar estado de emergência

Gracieli Polak

BELA VISTA DO TOLDO/CANOINHAS

 

Chuvas em excesso durante a época de plantio e estiagem prolongada durante mais de um mês resultaram em uma conta inesperada para os agricultores do Planalto Norte: prejuízo. O feijão não carregou o suficiente, o fumo não cresceu, o milho aflorou antes do tempo e sucessivos problemas no desenvolvimento das plantas quebram a produção esperada para a safra 2008/2009, confirmando na região estimativas de que a produtividade brasileira deste período será muito menor em relação ao ano passado. Em dezembro, a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de que a safra nacional 2008/2009 seria 3,8% inferior a do período anterior, mesmo com área plantada superior em 0,8% ao cultivado na safra passada.

Donato Noernberg, secretário municipal de agricultura de Canoinhas afirma que os relatórios das perdas agrícolas no município estão sendo elaborados para que, na semana que vem, seja tomada uma atitude a nível regional para que os problemas causados pela estiagem sejam contornados, no entanto, mesmo sem dados conclusivos, as perdas em todas as culturas são significativas. ?Todas as culturas foram afetadas, desde o feijão até a fruticultura. Algumas lavouras tiveram perdas de mais de 50%, o que é preocupante e com certeza vai refletir em diversos setores?, afirma.

O secretário de agricultura de Bela Vista do Toldo, Eloy Poloniski, também coordena levantamentos para que o município possa conseguir ajuda para enfrentar o mau momento vivido pela agricultura. Segundo o secretário, o município já encaminhou decreto para a Defesa Civil, em Florianópolis, pedindo reconhecimento do estado de emergência e espera ter parecer positivo. ?A nossa situação aqui é bem preocupante, principalmente por causa do milho, que teve uma perda muito grande e não tem chance de recuperação. Os agricultores são corajosos, plantam no cedo e a gente precisa tentar dar um suporte?, afirma.

De acordo com Poloniski, a cultura do fumo também foi bastante atingida no município, mas, com as últimas chuvas, conseguiu uma recuperação parcial. Feijão e soja também apresentam quebras significativas. Ontem

 

POSSIBILIDADE DE GRANIZO

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) alerta para a possibilidade de temporais e ocorrência de granizo em grande parte do Estado nos próximos dez dias. Segundo a entidade, a tendência é de que, a partir da segunda-feira, 12, haja frequência de dias chuvosos em todas as regiões catarinenses, incluindo o Planalto Norte.