Conselho foi instituído durante o 2.º Seminário Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina

CANOINHAS - O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, Donato Noernberg, foi eleito na quarta-feira, 12, em Campos Novos, o primeiro presidente do Conselho dos Secretários de Agricultura de Santa Catarina (Consasc). O Conselho foi instituído durante o 2.º Seminário Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina com participação de mais de 60 secretários de todas as regiões do Estado.

         Foram proferidas várias palestras durante o Seminário, entre elas ?Meio Ambiente e o Desenvolvimento Rural Sustentável?, "Biodiesel e a Transformação das Economias Locais", ?Organização do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Agricultura?, e ?A experiência do Consema/RS ? Conselho de Secretários Municipais da Agricultura no Rio Grande do Sul?.

         A escolha do nome do secretário de Canoinhas foi consenso entre o secretariado presente e mostra o reconhecimento do trabalho realizado na Comissão Provisória. Noernberg também coordenou o 2.º Seminário que teve momentos de muita discussão, como por exemplo na votação do Regimento Interno do Conselho e nas definições de como seria a representatividade das regiões do Estado dentro do Colégio de representantes. Ficou definido que cada uma das associações de municípios terá um secretário de agricultura que a representará no Consasc.

         O evento foi prestigiado pelas autoridades locais e estaduais. Participaram o prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Campos Novos Alcides Montorroni, o presidente da Epagri Athos de Almeida Lopes, o delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina Jurandi Gugel, o deputado estadual Onofre Agostinho, além de vereadores e outras autoridades. A comissão executiva do Consasc ficou relacionada da seguinte forma: presidente Donato João Noernberg, de Canoinhas, vice-presidente Roque Marx, de São João do Oeste, secretário Dirlei Bertochi, de Bandeirante e tesoureiro Luis Giovani Bleicmuver, de Tijucas.

         O vice-prefeito de Canoinhas e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Edmilson Luiz Verka (PSDB) também esteve presente prestigiando a eleição e revela que este é um momento importante não só para Canoinhas, mas para toda a região do Planalto Norte tendo um representante na presidência do Consasc. ?Isso mostra que a nossa agricultura está sendo reconhecida no Estado e, o que é mais importante, abre portas para o desenvolvimento do setor agrícola regional?, afirmou Verka.

         O secretário de Desenvolvimento Rural de Canoinhas disse estar bastante contente com a eleição, mas ao mesmo tempo preocupado com o grande desafio de ocupar um cargo de abrangência estadual. ?O momento que vive a agricultura, não só de Santa Catarina, mas de todo o País, é preocupante. Estamos mergulhados numa das piores crises dos últimos 40 anos no setor?, afirmou Noernberg. ?Além de amargar sucessivas frustrações climáticas estamos vivendo um momento de preços dos produtos agrícolas muito ruim, o que causa o endividamento do agricultor e dificuldade de plantio para a nova safra?, completou. Mesmo assim, Noernberg, que também exerce atividades agrícolas, não perde as esperanças e acredita na retomada das exportações de suínos, na recuperação dos preços e, sobretudo, no estabelecimento de uma política agrícola nacional que não permita que outras crises como essa venham acontecer. ?É para isso que vamos lutar na presidência do Consasc e também como representante do Estado no Conselho Nacional que será criado nos próximos meses em Brasília?, ressaltou o secretário.

         Noernberg recebeu cumprimentos do presidente da Fundema de Joinville, Norival Silva e do presidente do Conselho de Secretários do Rio Grande do Sul Roberto Kielling, que também faz parte da presidência da Comissão Provisória do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Agricultura.