Lavouras financiadas pelo Pronaf podem receber rebate

Gracieli Polak

BELA VISTA DO TOLDO/CANOINHAS

 

A incidência de problemas climáticos que causaram perdas consideráveis nas lavouras da região sul fizeram com que o seguro agrícola, muitas vezes encarado pelos produtores como mais um gasto da plantação, pudesse ser uma forma de amenizar as perdas que, em algumas culturas, chegam a 60%. De diferentes linhas, o seguro é um aliado do produtor, mas, em alguns casos, pode representar apenas mais uma frustração.

Para o agricultor Francisco Carlos Schiessl, de Bela Vista do Toldo, a existência do seguro agrícola pouco vai ajudar o agricultor que teve perdas, porque, segundo ele, o serviço não é muito abrangente. ?Eu plantei milho logo no início daquele período de estiagem e, por causa disso, só 50% das sementes germinaram, já me causando prejuízo. Quando eu pensei em acionar o seguro, fiquei sabendo que esse prejuízo inicial não seria compensado e que a lavoura seria acompanhada até a colheita e, caso eu não conseguisse pagar o financiamento do banco, aí sim o seguro cobriria?, afirma. A reclamação do agricultor é que, como o seguro é uma das condições para se conseguir financiamento junto às instituições bancárias, ele não serve de fato às necessidades dos agricultores e, sim, da seguradora.

 

FUNCIONA

Nas lavouras de fumo, o seguro é adquirido junto à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e, de acordo com os produtores, responde às necessidades causadas pelas condições climáticas. ?Além da seca, neste ano tivemos bastante granizo. Quando acontece granizo a gente liga para a seguradora e logo é feita a vistoria, o que garante que o prejuízo não seja tão grande e, em alguns casos, seja até rentável?, explica Alfredo Cezar Dreher, fumicultor de Bela Vista do Toldo, que somente nesta safra teve a lavoura atingida duas vezes por granizo.

Os agricultores familiares que conseguiram financiamento junto ao Governo Federal, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) contam com seguro próprio, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

 

REBATE

O Proagro é um programa do Governo Federal que ampara agricultores familiares e empresariais que tiveram perdas superiores a 30% em sua produção. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em caso de problemas climáticos ou relacionados a doenças, eles podem acionar o sistema para garantir pelo menos a cobertura das despesas com o plantio. No Proagro Mais, destinado a pequenos agricultores, além da cobertura do financiamento, é pago um valor adicional, chamado de rebate, que cobre até 65% da renda do produtor, limitado a 100% do valor do financiamento ou a R$ 1.800.