Programa estimula desenvolvimento de ações no campo

Gracieli Polak

CANOINHAS
Fazer com que o agricultor familiar se torne um empreendedor dentro de sua atividade é um desafio assumido pelas entidades ligadas à agropecuária e, na manhã de ontem, na sala de reuniões do Planalto Hotel, entidades ligadas ao setor rural de Canoinhas participaram de uma reunião com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para que uma turma do Programa Empreendedor Rural seja formada em Canoinhas.
De acordo com Emerson Cardozo Gava, coordenador estadual do Programa, a reunião serviu para instruir as entidades representativas do setor acerca do que consiste o projeto e lançar informações para que, dentro de sua área de abrangência, as pessoas tomem conhecimento das ações desenvolvidas. “O objetivo principal do programa é o desenvolvimento das habilidades empreendedoras para preparar líderes para comandar a expansão do agronegócio. O curso vai passar conhecimento para que o agricultor domine técnicas e habilidades empreendedoras”, explica. Segundo Gava, o Empreendedor Rural, que nasceu no Paraná em 2003 e desde 2007 se tornou nacional, tem como ponto forte o desenvolvimento de um projeto voltado para a atividade desenvolvida dentro da propriedade. “É o próprio agricultor que vai construir isso, não os monitores. Nós partimos do princípio construtivista, que diz que a pessoa aprende construindo as coisas. Vamos mostrar que ele consegue, só basta ter vontade”, diz.
O secretário regional Edmilson Verka, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas avalia a vinda do programa como fundamental para que o agronegócio na cidade seja estimulado, transformando a pequena propriedade em empreendimentos rurais. “É muito bom que o jovem do campo possa participar de cursos que melhoram sua atuação no campo. Isso vai de encontro com o pensamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional e também com as entidades representativas”, explica
PARCERIA
De acordo com Luciane Wunsche, coordenadora municipal de turismo, o programa veio para Canoinhas graças à parceria realizada entre as secretarias de agricultura e turismo, motivadas pela expansão do turismo rural e do aumento na quantidade de propriedades modelo. “Nós já trabalhamos com turismo rural no município, mas esperamos que, através desta capacitação, mais agricultores se interessem pelo ramo. Essa é a grande alavanca para o turismo rural na região”, afirma.
Uma turma de 20 a 30 alunos será formada na cidade. Para participar do seminário explicativo sobre o curso, no dia 1.º de abril, os candidatos devem buscar informações no sindicato e realizar uma pré-inscrição, até a sexta-feira, 27 de março. Voltado exclusivamente para pessoas ligadas à atividade rural, o curso terá encontros semanais, sem custo algum parar os participantes.