Os cursos atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais

Os cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) promovidos mensalmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), são destaques pela alta procura e pelas avaliações positivas dos participantes. 

A programação é oferecida gratuitamente, aos produtores e trabalhadores do campo, com a parceria dos Sindicatos Rurais. Para o mês de agosto, as inscrições estão abertas e oferecem mais de 460 cursos em todo o estado.O superintendente do Senar/SC, 

Gilmar Zanluchi, ressalta que as mais de 460 capacitações beneficiarão produtores e trabalhadores rurais que querem aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades. Ele explicou que a Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.

Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos – NR 31; Criação de Bezerras e Novilhas; Processamento de Carne de Frango; Inclusão Digital Rural – Informática Básica 1; Organização da Propriedade Rural – Programa 5s; Programa Especial mulheres em Campo e Produção Caseira de Pães e Biscoitos são alguns dos cursos programados para agosto.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, um dos desafios do Senar/SC é manter o produtor rural preparado para as tendências de mercado e, por isso, a entidade investe fortemente em educação e formação profissional com várias ações para as mais diversas áreas do setor produtivo. “Os cursos de FPR e PS atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor e levam oportunidades que ajudam a fortalecer as atividades do campo”.