Objetivo é fomentar o potencial turístico dos rios no município

Canoinhas. O nome do município já demonstra a relação histórica com a nossa bacia hidrográfica. E por que não aproveitar o potencial turístico dos nossos rios, cultura e história?

É esta abertura de diálogo com a comunidade que o aventureiro Rogério João Baggio trará para o município nesta semana. Baggio, promotor de Justiça aposentado, já percorreu de caiaque mais de 900 quilômetros do Rio Iguaçu, partindo de Porto Amazonas até próximo às Cataratas do Iguaçu – aventura que descreve em livro de sua autoria.

Baggio realiza quatro palestras no município que podem ser acompanhadas pela comunidade. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo e Fundação Cultural.

“Nós temos enorme potencial turístico para trabalhar em nossos rios, motivando para que as pessoas refaçam, por exemplo, as rotas fluviais usadas pelos vapores há décadas atrás” dentre outras possibilidades, comenta o diretor de turismo Marcelo Tokarski.

Além de suscitar o esporte e lazer turístico, as palestras de Baggio trazem ensinamentos únicos para os alunos da rede municipal de ensino: “serão aulas importantíssimas para o desenvolvimento cidadão e cultural das nossas crianças”, enfatiza a secretária de Educação, Sônia Grosskopf.

Escolas municipais vão receber doações da obra “Destino Cataratas do Iguaçu – Novecentos Quilômetros de Caiaque e Aventura”, publicação lançada em 2018 pela editora Traços & Letras.

A gestora da Fundação Cultural, Vivi Guedes, lembra que o resgate histórico dos meios de transporte utilizados pelos nossos antepassados é importante para entendermos melhor a formação e ocupação da região.

Dia 6 de março, quarta-feira

9h Escola Alberto Wardenski

14h IFSC

Dia 7, quinta-feira

9h e às 14h na Estação Ferroviária de Marcílio Dias

Dia 8, sexta-feira

9h Escola Aroldo Carneiro de Carvalho