Aproximar a Polícia Militar e a comunidade escolar resgatando a paz e o civismo. Este é o principal objetivo do Projeto Estudante Cidadão, que iniciou nesta quarta-feira, 19, na Escola Básica Municipal Gertrudes Müller.

Prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, agradeceu a cooperação da Polícia Militar no resgate de valores e pontuou: “a educação é responsabilidade de todos nós, do poder público e também da família. Trabalhando juntos faremos a diferença. Este projeto fará muito mais na vida destas crianças do que a gente possa imaginar”.

Ela citou ainda as ações já realizadas e que ainda serão feitas junto ao Gertrudes Müller – com destaque para as aulas em período integral.

Participam do Projeto Estudante Cidadão, crianças até o quinto ano. O Estudante Cidadão além de proporcionar a presença mais efetiva da Polícia Militar no estabelecimento de ensino, visa trazer mais segurança e identificação da existência de problemas que possam ensejar na quebra da ordem pública na comunidade escolar e suas adjacências.

A secretária de Educação, Sônia Grosskopf, lembrou do fator multiplicador do projeto: “que vocês levem isso lá pra dentro da casa, conversem com o pai e com a mãe e contem o que estão aprendendo aqui”.

O programa tem por base as seguintes premissas: (1) estimular valores positivos; (2) mudar referenciais negativos dos alunos; (3) criar identidade e responsabilidade com o ambiente escolar; (4) resgatar a figura do professor como mestre condutor de ações pedagógicas efetivas; (5) valorizar o corpo docente e funcionários como parte essencial no processo pedagógico; (6) aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar.

O Estudante Cidadão visa estimular nos estudantes, professores e comunidade o espírito de identidade com a unidade escolar, no intuito de que se floresça um sentimento de pertencimento e responsabilidade para com a própria escola e envolvidos no processo de escolarização, a fim de inibir o desinteresse, indisciplina e atos de violência.

“São pequenos gestos e pequenas ações que podem mudar o mundo”, reforçou o comandante tenente-coronel Silvano Sasinski.