Acervo de 500 livros e espaço lúdico estão disponíveis para a comunidade

Abriu nesta quinta-feira, 18, a segunda Mundoteca canoinhense. O projeto tem por objetivo principal proporcionar às comunidades o acesso gratuito e cotidiano a livros de diversos formatos e temáticas. 

“Este ambiente é de acesso livre. Que seja cheio de sonhos, histórias, dias e horas felizes”, disse a prefeita Juliana Maciel durante o ato de inauguração realizado nesta manhã.

O espaço está instalado na Praça Oswaldo de Oliveira, em frente à igreja Matriz Cristo Rei. Qualquer pessoa pode emprestar livros e desfrutar do ambiente gratuitamente de quarta a domingo: das 9h30 às 17h.

A Mundoteca oferece acervo de 500 livros, obras em braile e 30 tablets com acesso gratuito ao aplicativo Árvore de Livros, com mais de 30 mil títulos disponíveis para leitura. A biblioteca também conta com espaços de leitura e brinquedos educativos.

Em sua fala, o vice-prefeito Marcos Homer falou sobre empoderamento: “a leitura tem a mágica de transformar o dia nublado em dia de sol. O ser humano passou a se transformar a partir de leitura quando o ‘eu disse’ se transforma em ‘eu li’”.

A Mundoteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, apoio da Prefeitura de Canoinhas, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. A primeira Mundoteca canoinhense abriu as portas em novembro de 2022 e fica na Estação Ferroviária de Marcílio Dias. Funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, e em dias de evento na estação.

“A Mundoteca também é para os adultos que muitas vezes precisam sair da realidade e ir para o mundo da leitura”, observou a secretária Sônia Grosskopf.

Apresentações marcaram o ato de inauguração: dos alunos do projeto integração AABB Comunidade, CEI “Profa. Alzirinha da Silva Corrêa”, CEI “Vinícius de Moraes” e professora Fabiana Freitas