Aconteceu em Irineópolis mais uma edição da Jornada Pedagógica, evento que reuniu profissionais da rede municipal de ensino, promovendo ainda mais conhecimento e atualização sobre temas importantes para o currículo escolar. As atividades iniciaram no dia primeiro de fevereiro e foram concluídas nesta terça-feira,06. Segundo a secretária municipal de Educação, Chirlei Kuyava, a formação para os professores é de extrema importância para a rede, pois reflete diretamente na qualidade da educação de Irineópolis. “A Jornada Pedagógica contribui tanto para profissão docente como também para o desenvolvimento integral do aluno. Estamos iniciando o ano letivo de 2024 com momentos de aprendizado e reflexões, oportunizando a atualização e aquisição de novos conhecimentos”, destaca Chirlei.Para a professora e mestra Maria Genoveva Esteves, é de grande relevância a iniciativa da Secretaria de Educação de Irineópolis, que elaborou a jornada pedagógica, reunindo toda a equipe que trabalha com a educação para iniciar falando sobre as suas atividades, falando como se pensa para o ano letivo. “Felizes as organizações que falam sobre o seu trabalho, que se colocam diante disso e que preparam, planejam, organizam toda a atividade que terão durante o ano. Eu fico muito feliz de poder participar com o grupo assim e colocar sempre no mais alto degrau a equipe de educação que se esmera tanto porque sabe da responsabilidade do seu papel, de conduzir toda a infância e juventude de uma cidade no processo de educação e cultura, fazendo com que se construa pessoas que tornem o mundo mais digno”, pontua Maria Genoveva.Outra palestrante do evento, a professora e doutora Valkiria de Novais Santiago, destaca que a jornada pedagógica contribui para a ação dos professores em sala de aula, possibilitando aos alunos uma aprendizagem democrática, com igualdade de oportunidades a todos que fazem parte daquele espaço de maneira colaborativa. “A partir do diálogo, da relação teoria e prática, os professores conseguem construir, constituir na sua ação pedagógica, na sua prática em sala de aula. Um trabalho e uma ação em uma perspectiva inclusiva, democrática e plural onde todos os alunos sintam-se sujeitos de direitos onde todas as suas especificidades são atendidas. Esse é um momento em que o professor leva sua experiência, mas também aprende. Existe troca de saberes e perspectivas”, avalia. A Jornada Pedagógica 2024 contou com a participação de 130 profissionais da rede municipal de ensino. A ação terminou nesta terça-feira com atividades nas unidades escolares da cidade e do interior de Irineópolis.