“Hoje consolidamos mais uma etapa do sonho que iniciou em 2014, com o planejamento do curso de Medicina na Universidade do Contestado. É mais um dia especial, que representa para nós, primeiramente, o compromisso que a Universidade possui com a região do Contestado e com o desenvolvimento regional, contribuindo com a mudança positiva dos indicadores de saúde e possibilitando ainda mais acesso deste setor para toda a população da região de Porto União”, destacou o reitor e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, na abertura da Aula Inaugural da primeira turma de Medicina da UNC Campus Porto União.

O evento aconteceu nesta segunda-feira (28) e contou com a participação de alunos, pais, professores, gestores da universidade e autoridades da região. Na oportunidade, o reitor Luciano Bendlin proferiu a palestra “Universidade: compromisso e conhecimento”, com a apresentação da instituição e a importância do ensino, pesquisa e extensão na área da saúde.

Os acadêmicos da primeira turma de Medicina UNC Porto União participaram da tradicional Cerimônia de Entrega do Jaleco, que simboliza o início dos estudos na área médica e o comprometimento com a responsabilidade ética e humana na atuação da profissão. A entrega é realizada com a participação dos familiares dos estudantes.

“A priorização pela medicina, consolidando a área da saúde da UNC, traduz nas notas alcançadas de reconhecimento e autorizações dos cursos, em especial o campus de Porto União, a excelência da organização didática pedagógica e infraestrutura, proporcionando uma formação de qualidade”, ressaltou a atual Vice-Reitora da UNC, Conselheira do Conselho Estadual de educação CEE/SC e Reitora durante a Gestão 2014-2022, Solange Sprandel da Silva.

Aprovação do curso em Porto União

O curso recebeu a autorização de funcionamento da Comissão Avaliadora in loco, com o conceito muito bom, em junho deste ano.

A avaliação obedece às orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, relata o atendimento a todos os requisitos legais e normativos, bem como aos referenciais de qualidade dispostos no instrumento de avaliação. Todas as etapas foram cumpridas para garantir os meios necessários para ofertar um curso com qualidade acadêmica em sala de aula, com práticas em laboratórios de última geração, e professores qualificados.

A UNC investiu, nesta fase inicial, R$ 5 milhões em infraestrutura, equipamentos e insumos, se constituindo como referência na área com ambientes inovadores e com alta tecnologia no complexo de medicina do campus Porto União.

Ambientes de aprendizagem equipados com tecnologias de ponta, Plataforma Multidisciplinar 3D , laboratório de Anatomia e de simulação e habilidades clínicas que permitem o estudo integrado das disciplinas curriculares, por meio de práticas em simulador Harvey, entre outros recursos fazem parte desta estrutura. Além de biblioteca física e virtual, que disponibiliza um acervo de mais de 35 mil exemplares.