Manifestação cultural muito rica da tradição oral e que ano a ano perde força diante da aceleração tecnológica, a contação de histórias de "visage" volta a acontecer em Irineópolis e já tem data para o primeiro encontro: o próximo sábado de lua cheia, 19 de março.
O evento cultural que será realizado às 19h na propriedade de Daniel e Floriano Figura, na comunidade de Rio Preto, foi proposto por Vitalina Alves Nicoluzi e produzido por sua neta Giliane Brun, contempladas pela Fundação Catarinense de Cultura e Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. Entende-se por "Visage" os fenômenos sobrenaturais com falta de elementos para sua explicação. Giliane conta que a intenção do projeto é resgatar histórias conhecidas das pessoas da região, trocando experiências sobre os fenômenos. "Há muita desconfiança e dúvidas sobre a real existência das visages, por isso, essa atividade de se debruçar sobre o mesmo tipo de acontecimento, com relatos de pessoas distintas é uma ferramenta de construção e manutenção da vida de tal acontecido ou causo", explica.
A proposta é recriar o cenário ancestral desta manifestação cultural, que se repete e passa de geração em geração. As contações de histórias acontecerão em locais muito especiais no interior de Irineópolis, totalizando quatro eventos em datas distintas. " A proposta é estimular a compreensão sobre a riqueza dos nossos próprios valores culturais regionais e valorizar os saberes oriundos da tradição oral", destaca Giliane.
Contação de Histórias de Visage - 1º edição
Quando: Sábado,19 de março
Horário: 19h
Local: Propriedade de Daniel e Floriano Figura, na comunidade de Rio Preto
Entrada gratuita
Deixe seu comentário