Objetivo é consolidar a cultura do cuidado aos recursos naturais promovendo mudanças nas práticas cotidianas
Consolidar a cultura do cuidado aos recursos naturais promovendo mudanças práticas cotidianas. Este é o principal objetivo da gincana ambiental do Governo de Canoinhas. Participam da atividade 3.600 alunos de todas as escolas municipais.
“Estamos suscitando esta mudança de comportamento, em que as atitudes de preservação do meio-ambiente sejam, crítica e reflexivamente, incutidas em toda a nossa comunidade”, destaca a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel.
São objetivos ainda da gincana: tematizar de forma interdisciplinar e concreta a necessidade de racionalização dos recursos naturais, proporcionar a comunidade escolar uma reflexão sistemática (multidimensional) sobre atual crise ambiental.
A gincana está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Fundação Cultural de Canoinhas e Assessoria da Juventude.
São apoiadores da gincana: GR- Soluções Ambientais LTDA, UNC, Faculdade Ugv Canoinhas, Grupo de Resgates , Ong Anjos de Patas e Apoca Canoinhas.
“Durante todo o ano os alunos serão estimulados a realizarem diversas ações que saem da teoria e vão diretamente para a prática”, comenta a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel.
São tarefas da gincana: economia de energia elétrica, água, arrecadação de casquinhas de ovos, óleo de cozinha, palestra sobre a importância da conscientização ambiental e ações multiplicadoras, construção da sacola retornável, arrecadação de papelão, papel e peti, texto de conscientização ambiental e desenho de conscientização ambiental, coleta de tampinhas e lacres, arrecadação de vidros de conserva.
Na semana passada, alunos e representantes das escolas participaram de palestra sobre a gincana. “Estas ações não vão impactar somente na vida de vocês, mas sim o nosso planeta e para as futuras gerações”, observou o vice-prefeito Marcos Homer durante o evento.
Deixe seu comentário