O Avaí Futebol Clube celebra nesta sexta-feira o seu centenário. O clube foi fundado em 1º de setembro de 1923 na capital catarinense, Florianópolis. O clube de cores azul e branco, foi uma das fundadoras da Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres, que deu origem anos depois a Federação Catarinense de Futebol (FCF).

O Avaí comemora 100 anos com uma história repleta de conquistas e destaque em níveis estadual e nacional. O clube conquistou o Campeonato Catarinense 18 vezes e tem o título da Copa Santa Catarina em 1995. Em competições nacionais destaque para o título da Série C do Brasileiro em 1998 e o vice da Série B em 2016. Atualmente, a equipe de Florianópolis disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Na última segunda-feira (28/08) o Avaí foi homenageado no Plenário do Senado, em Brasília, por conta dos 100 anos do clube. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) foi representada pelo procurador jurídico, Rodrigo Capella.

“Quanto todos nascemos, o Avaí já era uma paixão de centenas e milhares de homens e mulheres. Daqui a muitos e muitos anos, quando formos apenas saudade e lembrança para aqueles que nos amam, o Avaí ainda estará aqui, e seguirá provocando risos, gritos, choros, alegrias, abraços e comemorações. O Avaí é maior do que cada um de nós, e permanecerá! O centenário que todos comemoramos é uma data especial sim. Mas ouso dizer que presenciamos apenas a celebração dos primeiros 100 anos do Avaí. O Clube tem um belo passado, como diz o seu hino, cheio de glórias, conquistas e vitórias. E terá também um belo futuro, com mais troféus, gols incríveis, defesas milagrosas, craques e feitos que muitos nem conseguem entender. Os manezinhos costumam dizer que o ‘Avaí faz coisa’. E eu acrescento: O Avaí fez, faz e fará ainda mais!”, ressalta o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt.

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti, parabeniza o clube, através de diretores, funcionários e atletas pela data.