Paz e respeito. Estes foram os principais sentimentos que mobilizaram cerca de 400 mulheres na manhã deste domingo, 19, em Canoinhas. “O lugar de mulher é onde ela quiser. Queremos que respeitem as nossas decisões e a tranquilidade para viver o que desejamos, o que merecemos”, disse a prefeita Juliana Maciel na abertura da Caminhada da Mulher.

As ruas centrais de Canoinhas foram tomadas pelo branco das camisetas. O percurso de cinco quilômetros foi animado pelo professor de educação física Rafael Artner e com o sorteio de mais de 100 brindes doados por apoiadores da caminhada.

Diariamente os serviços públicos canoinhenses atendem mulheres vítimas de violência. É por isso que neste domingo o Governo do Município, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o apoio de outras secretarias, das fundações e de diversas entidades parceiras, promoveu a caminhada de conscientização.

“A caminhada marcou o Dia Internacional da Mulher, visando à saúde, a prática de atividade física, a essência feminina e o empoderamento. O evento propõe a reflexão das batalhas enfrentadas pela mulher em diferentes períodos históricos e diante dos diversos fatores que as tornam fortes, batalhadoras, determinadas e corajosas”, destaca a secretária de Assistência Social, Maria Hermínia.

Além de praticar atividade física, as mulheres puderam encontrar com amigas e participar de um dia diferente da rotina da cidade.

Além de receber kits compostos por camiseta, filtro solar e copo, as participantes puderam ainda receber orientações dos parceiros do evento e aferir a pressão arterial.

Todas as fotos oficiais do evento serão divulgadas nesta segunda-feira pelas redes sociais da prefeitura.