Dos quatro convocados, três atuam no futebol europeu e Wellington, lateral do São Paulo, vai disputar a final da Copa do Brasil

O treinador da Seleção Masculina Pré-Olímpica, Ramon Menezes, terá à disposição para os amistosos com o Marrocos quatro laterais de qualidade, com características voltadas ao ataque e forte disposição para defender. Entre os atletas da posição convocados, Arthur, Abner e Vinicius Tobias atuam no futebol europeu e Wellington, do São Paulo, já participou de grandes partidas pelo Tricolor Paulista e disputará, também em setembro, as finais da Copa do Brasil.

"São ofensivos e com uma grande capacidade defensiva, jogadores que têm uma grande leitura de jogo. Sabem o momento certo para atacar. Quando atacam, vão com muita força para definir a jogada", explicou Ramon.

Os jogos têm como objetivo a preparação da Canarinho para os Jogos Pan-Americanos no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro, e o Torneio Pré-Olímpico, que será realizado em janeiro de 2024.

O site da CBF apresenta a carreira dos laterais que serão responsáveis por ajudar na defesa e no ataque da equipe de Ramon Menezes nos confrontos com o Marrocos. O primeiro será nesta quinta (7). Já o outro está marcado para segunda (11). As partidas serão realizadas em Fez, no nordeste do país africano.

Arthur


Lateral-direito recentemente contratado pelo Bayer Leverkusen (ALE), Arthur, de 20 anos, foi peça fundamental da equipe de Ramon Menezes na conquista do Sul-Americano Sub-20, na Colômbia, em fevereiro deste ano. Com as boas atuações, foi convocado para jogar a Copa do Mundo Sub-20 em maio e junho deste ano, na Argentina.

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, ele foi revelado pelo América-MG antes de se transferir para a Alemanha. O mineiro já recebeu chance na Seleção Brasileira Masculina Principal. Ele entrou nos acréscimos no confronto contra os marroquinos, em março.

Uma de suas características é a versatilidade. Arthur pode ser escalado na lateral-direita, lateral-esquerda, além de ocupar funções no meio-campo.

Abner

O lateral-esquerdo de Pirapozinho, em São Paulo, foi revelado pela Ponte Preta e se transferiu para o Athletico Paranaense. Pela equipe rubro-negra, ele se sagrou campeão do Campeonato Paranaense em 2020 e da CONMEBOL Sul-Americana em 2021. Em Curitiba, o lateral disputou 148 partidas e balançou as redes cinco vezes. 

O destaque no clube o fez ser convocado por André Jardine para as Olimpíadas de Tóquio, em 2021. No Japão, conquistou a medalha de ouro com o Brasil, que representou o bicampeonato consecutivo da modalidade.

Os títulos e o futebol de Abner, de 23 anos, despertaram a atenção do Real Betis (ESP), que o contratou em janeiro deste ano.

Vinicius Tobias


O paulistano Vinicius Tobias é presença marcante na Canarinho desde a Seleção Sub-15, categoria na qual foi campeão do Sul-Americano em 2019. O lateral-direito se destacou na base do Internacional, onde chegou em 2016. Seu desempenho atraiu o interesse do futebol europeu e, em 2022, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi o destino do atleta de 19 anos.

Devido ao contexto político do país do leste europeu, o jovem nem chegou a estrear profissionalmente pelo clube ucraniano e foi emprestado ao Real Madrid, equipe que defende até hoje. Na Espanha, Vinicius atua pelo Real Madrid Castilla, time B do Real que disputa a Terceira Divisão do Campeonato Espanhol.

Wellington


Desde os 13 anos no São Paulo, o lateral-esquerdo Wellington tem carreira vitoriosa na base do clube. Levantou as taças da Copa do Brasil Sub-20, em 2018, e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2019. Morato, zagueiro convocado por Ramon para os amistosos com o Marrocos, esteve ao lado do lateral no título.

Seu crescimento o fez conquistar um espaço no elenco profissional do time e, sob o comando de Fernando Diniz, estreou no profissional em partida do Campeonato Paulista em 2020 diante do Botafogo-SP.

Hoje, aos 22 anos, ele se firmou como um dos titulares da campanha do Tricolor Paulista em busca do título inédito da Copa do Brasil.