Objetivo do evento é pedir paz, respeito e um basta à violência contra a mulher

Diariamente os serviços públicos canoinhenses atendem mulheres vítimas de violência. É por isso que o dia 19 de março o Governo do Município, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o apoio de outras secretarias, das fundações e de diversas entidades parceiras, promove caminhada de conscientização.

“Fazemos um apelo a todos para que respeitem as mulheres. Queremos paz para poder viver, trabalhar e amar”, explica a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel.

Canoinhas possui rede de atendimento à mulher junto à Secretaria de Assistência Social nos Cras, Creas e na própria secretaria: “em março teremos ações especiais e a caminhada vem para finalizar este mês de trabalho. A caminhada é o clamor das mulheres”, completa a secretária de Assistência Social, Maria Hermínia Moreschi.

As inscrições, gratuitas, abrem nesta segunda-feira, 27, e devem ser realizadas pessoalmente nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social – das 8h às 12h e das 13h às 17h. No dia 4 de março a secretaria fará plantão às mulheres que trabalham, das 14h às 16h.

As primeiras 300 inscrições terão direito ao kit com camiseta. “A participação é livre. Só precisa se inscrever quem quiser a camiseta. Quem não quiser, solicitamos para que vista uma camiseta branca e junte-se a nós no dia. Todo apoio a esta causa é bem-vindo”, explica Maria Hermínia.

A saída e a chegada da caminhada será no Estádio Municipal Ditão. A entrega das camisetas será a partir das 7h30 até 8h15. A largada está prevista para 8h30. O percurso é de cinco quilômetros com direito a paradas no trajeto.

Em caso de chuva, o evento será adiado.

“A caminhada marca o Dia Internacional da Mulher, visando à saúde, a prática de atividade física, a essência feminina e o empoderamento. O evento propõe a reflexão das batalhas enfrentadas pela mulher em diferentes períodos históricos e diante dos diversos fatores que as tornam fortes, batalhadoras, determinadas e corajosas”, conclui Maria Hermínia.

Durante a caminhada haverá sorteio de brindes doados pelas entidades e pessoas apoiadoras da ação.