Município deve gerar uma média de 811 toneladas de resíduos por mês

O descarte correto de resíduos é uma das medidas necessárias para assegurar a qualidade de vida nas cidades. O acúmulo de lixo pode acarretar em doenças e outros problemas de saúde pública e riscos ao meio ambiente, portanto, o serviço de coleta é prioridade em Canoinhas. Para se ter uma ideia, no município foram coletadas 451,37 toneladas de resíduos nas últimas duas semanas de 2023, incluindo materiais descartáveis. Para 2024, estima-se que o volume de resíduos gerado mensalmente no município seja de 811 toneladas.
Além do serviço funcionando adequadamente, é necessária a participação dos cidadãos para evitar o acúmulo de lixo ou o descarte inadequado. A Versa Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta, orienta que a população preste atenção aos dias e horários das coletas, que são divulgados no site da prefeitura (pmc.sc.gov.br). Também recomenda acondicionar em caixas de papelão objetos cortantes, como vidros e facas, que podem ferir os profissionais que recolhem os materiais. Outro cuidado é manter animais de estimação sem acesso ao local onde é depositado o lixo, evitando não só o contato deles com os resíduos, mas também prevenindo possíveis ataques aos trabalhadores.
A conscientização da população é um passo importante para o cuidado com o meio ambiente. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023, calcula-se que os brasileiros tenham gerado, em média, 1,04 kg de lixo por dia em 2022. Porém, apesar de mais de 70% das cidades terem coleta seletiva, apenas 30% da população separa o lixo.
Nos municípios em que atua, a Versa Engenharia Ambiental promove um trabalho educativo em escolas municipais e associações de moradores. O objetivo é orientar e incentivar práticas sustentáveis para sensibilizar sobre a importância de separar recicláveis de materiais orgânicos. Para 2024, a empresa incluiu no planejamento ações para Canoinhas.

Materiais recicláveis

A melhor forma da população contribuir para a eficiência no destino correto do lixo é separar adequadamente. Plástico, Papel e Metal, por exemplo, são materiais recicláveis que podem ser recuperados. Porém, deve-se evitar a contaminação desses objetos com alimentos e produtos químicos. Portanto, embalagens sujas, não são adequadas para a reciclagem convencional.
Garrafas e recipientes de vidro devem ser descartados separadamente e descartados em sacolas e embalagens identificadas. Isso evita acidentes na coleta e facilita a recuperação desse tipo de material, que tem um ciclo específico de reciclagem.
Resíduos orgânicos, como alimentos e cascas, podem ser utilizados na compostagem para evitar desperdício. A prática é recomendada ainda para evitar a mistura desse lixo com os recicláveis. Caso não seja possível transformá-lo em adubo, descarte separadamente. Equipamentos eletrônicos, pilhas e lâmpadas fluorescentes contêm substâncias tóxicas, por isso, possuem pontos específicos de descarte.


Assessoria/Versa