A iniciativa transforma embalagens tetra pack em placas de revestimento para fechar as frestas de paredes e proporcionar conforto térmico em casas de famílias em situação de vulnerabilidade.

Mais de 830 caixas de leite vazias foram utilizadas para revestir a primeira residência atendida pelo projeto Lar sem Frestas, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Irineópolis com a ajuda de um time de voluntários e da comunidade. A iniciativa transforma embalagens tetra pack em placas de revestimento para fechar as frestas de paredes e proporcionar conforto térmico em casas de famílias em situação de vulnerabilidade.

A primeira residência atendida pelo projeto fica na localidade de Serra Grande. No local foram utilizadas 167 placas feitas com cinco caixas de leite cada. “ É uma grande satisfação acompanhar o resultado desse projeto realizado com tanto carinho e dedicação por equipes de voluntários que semanalmente se reúnem para confeccionar as placas. É um trabalho feito em conjunto pela assistência, pelos voluntários e pela comunidade de Irineópolis, que tem separado as caixas de leite vazias e contribuído com esta iniciativa. A união de esforços de todos já está proporcionando melhores condições de habitação para famílias de nosso município”, destaca a secretária Vera Lúcia Piotrowski Cubas. 

As placas feitas com embalagem tetra pack deixam as casas mais quentes no inverno e com a temperatura mais amena no verão, promovendo conforto térmico dentro das residências, além de diminuir o número de insetos que antes entravam pelas frestas.  O cuidado com o meio ambiente também é um dos compromissos do projeto. As caixas de leite levam em média cem anos para se decompor, mas com o projeto é dado uma nova utilidade para esse material, fazendo com que não vão parar no lixo.