Canoinhas recebeu R$ 3 milhões para construção do Centro de Referência Regional de Atendimento à Pessoa com Deficiência. O repasse é do Governo do Estado por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

A assinatura do convênio foi realizada na Câmara de Vereadores na manhã desta segunda-feira, 21, Dia Mundial da Síndrome de Down.

"É um momento histórico para o município que está recebendo o primeiro centro do gênero no estado de Santa Catarina", destacou o prefeito em exercício, Renato Pike. Ele, assim como o prefeito eleito Beto Passos, agradeceu o investimento realizado pela FCEE e Governo do Estado.

"A minha gratidão ao governador Carlos Moises da Silva e também a presidente fundação, Janice Krasniak. Esta obra vai trazer benefícios para milhares de crianças e adolescentes em Canoinhas e região", enalteceu Passos.

Após a construção, Canoinhas poderá realizar convênio com outras cidades para realizar atendimento de munícipes vizinhos.

"A escolha de Canoinhas se deu pela solicitação do prefeito Beto Passos. A unidade será referência, pois vai realizar avaliação dos pacientes", explica Janice Krasniak, presidente da FCEE.

Durante o ato, a fundação repassou também R$ 2 milhões para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para construção de um auditório e salas de atendimento individual.

A empresa responsável pela obra será a Castro Construções. O prédio será erguido onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Obras - na Rua Almeida Cardoso, no Centro.

Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores, Willian Godoy,ressaltou que o Poder Legislativo está à disposição para defender as pessoas com deficiência.