Mães amamentam os filhos nos CEIs em Canoinhas
-
Aleitamento é incentivado na rede municipal de educação (Fotos: )
As mães podem amamentar os filhos onde elas puderem, onde elas quiserem. A orientação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é que o leite materno seja ofertado à criança até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os seis meses de idade.
Os Centros de Educação Infantil (CEI) de Canoinhas também estimulam a continuação do aleitamento materno. A mãe pode ir ao CEI ou então esgotar o leite em casa e entregar para os profissionais da unidade.
“O leite é o alimento mais completo do mundo. É o que chamamos de padrão ouro. Por isso é tão importante informar as mães que é possível, sim, continuar a amamentação mesmo quando os bebês estão no CEI”, explica a nutricionista Cristiane Herbst Mota.
Em toda a rede há 13 mamães que amamentam e/ou levam o leite esgotado.
Gabrielly já tem sete meses, mas a mamãe Silvana dos Santos vem diariamente ao CEI Monteiro Lobato para amamentá-la: “e vou fazer isso até quando ela quiser”, garante.
Além de garantir alimentação saudável, a amamentação também proporciona momento único entre mamães e bebês: “a conexão que a gente tem com eles não tem preço, por isso eu saio do trabalho, atravesso a cidade e venho aqui”, afirma a secretária escolar Jacinta Dreher Champowski, mãe da Sofia, do CEI Ico Costa.
Ainda em adaptação, a mãe da Manu, a analista de RH Adriana Tromm Chaves, destaca o papel de todos os profissionais dos CEIs: “elas preparam e nos apoiam com muito amor e carinho”.
Deixe seu comentário