Ação foi realizada em parceria com o Assistência Social Rural do Governo de Canoinhas, Senar e Escola de Barra Mansa

Aproveitar ao máximo os alimentos produzidos no campo. Este foi um dos objetivos do curso de conservas e geléias realizado na localidade de Barra Mansa neste mês de julho. A ação é uma parceria da equipe de assistência social rural da Secretaria Municipal de Assistência Social do Governo de Canoinhas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e escola de Barra Mansa.

“Este projeto ‘Assistência Social Rural’ está voltado para o atendimento socioassistencial às famílias que residem em locais de difícil acesso, como as áreas rurais. O mesmo surgiu das demandas da população que apresentam dificuldades de acesso devido à distância de suas localidades e distrito onde residem”, destaca a secretária de Assistência Social, Maria Hermínia Moreschi.

A secretária enaltece a parceria com o Senar: “a instituição tem papel fundamental na formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural”.

O curso contou com a participação de 11 mulheres que aprenderam a produzir geleias usando a própria fruta e conservas. “Estamos inovando com este modelo de atendimento. No decorrer do ano desenvolveremos novos projetos em parcerias e também atendendo a outras comunidades”, garante a prefeita Juliana Maciel.

O curso, além de promover o melhor aproveitamento dos alimentos também suscita o empoderamento feminino: “ao aprender técnicas estas mulheres poderão comercializar seus produtos gerando alternativas de renda para as propriedades”, destaca Juliana.