Em alusão ao Abril do Autismo, primeira edição do 'Parque Azul', promovido pela AMA, irá contar com diversas atividades, assessoria jurídica e troca de experiências entre os pais das pessoas com TEA

Neste sábado, 2, a partir das 14h, acontece na sede do Sesc, no Campo d'Água Verde (anteriormente seria no Estádio Municipal Benedito de Carvalho), a primeira edição do "Parque Azul", que é um evento promovido pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Canoinhas (AMA), em alusão ao Abril do Autismo. "O evento é destinado aos autistas e seus familiares, para promover o acesso à cultura, arte, direitos, esporte e lazer para essa comunidade", conta a presidente da AMA, Sarah Hoppe. O evento tem como objetivo, promover a integração da comunidade autista, incentivar a socialização e a diversão das crianças e suas famílias, a convivência e a troca de experiências entre os pais, e a promoção da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ao longo da tarde, os participantes poderão contar com diversas atividades, como pipa, artes, teatro de fantoches, pintura facial, futebol, treino funcional e brincadeiras com bolhas de sabão, além de atividades orientadas por profissionais como fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, pedagoga, dentista, nutricionista, educador físico e demais voluntários. Também terá piquenique, pipoca, algodão doce, brinquedos infláveis, cama elástica e música ao vivo, e quem quiser, pode levar seu chimarrão.

Durante o evento, a AMA estará realizando cadastros na associação, e as famílias terão acesso à consultoria jurídica.

AMA

Fundada em 2020, a Associação de Pais e Amigos do Autista é referência na região, na representação dos autistas e seus familiares. "A AMA é uma instituição sem fins lucrativos, que busca representar as pessoas com autismo em Canoinhas e na microrregião, acolhendo os pais, proporcionando conhecimento sobre os direitos da pessoa com TEA, auxiliando com materiais para o desenvolvimento da criança e lutando por uma sociedade mais inclusiva através do conhecimento", explica Sarah Hoppe.

A AMA tem como missão proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna com trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade, oferendo à família da pessoa com autismo, instrumentos para a convivência no lar e em sociedade, promovendo e incentivando pesquisas sobre o autismo, difundindo o conhecimento acumulado.

COMO PARTICIPAR

O evento é totalmente gratuito e destinado às pessoas com autismo e seus familiares. Para participar, basta comparecer ao evento que inicia às 14h e segue até às 17h30. Mais informações nas redes sociais da AMA.