Projeto Cras em Casa é apresentado em Congresso Brasileiro de gestores e trabalhadores da Assistência Social

O Projeto Cras em Casa, realizado pela Secretaria de Assistência Social de Irineópolis desde o início da pandemia de Covid-19, foi apresentado nesta quinta-feira, 07, no Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social, realizado em Florianópolis.

Segundo a secretária da pasta, Vera Lúcia Piotrowski Cubas, foram selecionadas apenas seis iniciativas entre todos os estados e municípios brasileiros. "Para nós é um orgulho poder apresentar o Cras em Casa para gestores de todo o país. O sucesso desse projeto reflete o comprometimento do governo municipal e de toda a equipe, que mesmo em um período difícil como o da pandemia conseguiu levar orientações, atividades e mais cuidado às famílias atendidas", destaca Vera. Para ela, o envolvimento de todo o público atendido também foi essencial para que a iniciativa desse certo. "Sem a participação das famílias nenhuma ação seria possível. Sem a dedicação de cada um, fazendo as atividades, os desafios e ajudando a disseminar as informações, não seria possível realizar esse trabalho tão bonito, que nos manteve conectados mesmo no período de distanciamento social", avalia a secretária.

O Cras em Casa foi apresentado pela secretária e pela psicóloga Juliana Portes, uma das idealizadoras do projeto. " Foi uma ação que deu certo porque envolveu toda a equipe do Cras e os profissionais da assistência, cada um desempenhando o seu papel com compromisso e responsabilidade, levando orientações, atividades e também contribuindo com o fortalecimento de vínculos entre as famílias", comenta Juliana.

Por meio do Cras em Casa foram entregues sacolas de atividades e desafios para serem feitos em famílias, além de aulas de culinária pela internet, serestas no Lar dos Idosos e a participação ativa das famílias em grupos de whatsapp criados para a disseminação de informações e orientações no período de distanciamento social.