Alunas da EEB General Osório falam sobre a experiência do Parlamento Jovem
-
(Fotos: Parlamento Jovem teve representantes de todas as regiões do Estado)
Quatro alunas da Escola de Educação Básica General Osório, de Três Barras, tiveram a oportunidade de vivenciar um momento especial, de muito aprendizado e despertar para a reflexão política. Acompanhadas pelas professoras Cassiane Silva e Daniele Kostulski, as jovens Juliane Rocha Correa, Jéssica Nunes Coelho, Gabrieli de Fátima Alves Cardoso e Letícia Bueno Hupalorepresentaram o Planalto Norte no programa Parlamento Jovem, onde durante uma semana, vivenciaram a rotina de atividades de um parlamentar. “O Parlamento Jovem, desenvolvido pelo Núcleo de Educação para a Democracia da Escola da Alesc, possibilita que jovens de escolas públicas e privadas conheçam o funcionamento do parlamento estadual. Durante a semana, os deputados jovens participaram de oficinas e palestras voltadas a temas como a elaboração de projetos de lei e a participação de jovens e de mulheres na política”, explicou a professora Cassiane. Ela contou também, que os jovens participaram de debates sobre as proposições que elaboraram e que foram à votação em uma sessão plenária no encerramento do evento. “Os deputados jovens ainda acompanharam uma sessão do Plenário e fizeram visitas aos gabinetes dos deputados”, completou a professora.
Na Assembleia Legislativa, as jovens tresbarrenses apresentaram um Projeto de Lei que dispõe sobre a “Semana de Formação Política e Cidadã, no âmbito do Ensino Médio das escolas da Rede Pública Estadual de Educação”. O projeto, que tem como objetivo ampliar a discussão sobre a política no ambiente escolar, foi bastante elogiado na Alesc.
FORMAÇÃO DA BANCADA
O processo de seleção dos participantes do Parlamento Jovem se deu da seguinte maneira: as escolas interessadas realizaram as inscrições, e através de sorteio, foi escolhida uma escola representante de cada uma das cinco regiões de Santa Catarina. Dentro da Escola de Educação Básica General Osório, representante da região, as alunas representantes foram escolhidas através de eleição interna. A primeira inscrição para o Parlamento Jovem aconteceu ainda em 2021.
PREPARAÇÃO
Antes de irem à Florianópolis, as estudantes, auxiliadas pelos professores, estudaram, e se prepararam para vivenciar a experiência do Parlamento Jovem. “A nossa preparação iniciou estudando a vida pública, como funcionam as leis, a Constituição, e como funcionam as coisas em nosso município. Nós assistimos vídeos sobre os Parlamentos Jovens anteriores ao nosso, e buscamos entender como funcionavam as sessões”, conta a deputada jovem Juliane. “Nós tivemos todas uma preparação, procuramos informações,estudamos o assunto a fundo, até conseguirmos chegar ao nosso objetivo”, complementa a deputada jovem Jéssica.
MUDANÇA DE VISÃO
Tanto alunas como professoras que estiveram na comitiva da região que visitou a Alesc, retornaram da capital com uma visão diferente sobre a atuação dos deputados. “Nós retornamos da Assembleia com uma visão totalmente diferente sobre o trabalho de um parlamentar, pois nós vimos que não é uma rotina fácil. Só a rotina que nós vivenciamos já foi bastante corrida.Visitando os gabinetes, percebemos que saíam e entravam pessoas o tempo todo, e quando nós saíamos dos gabinetes, os deputados já iam para outro lugar resolver outras questões, então, a participação no Parlamento Jovem mudou totalmente a visão que a gente tinha”, conta Juliane.
A professora Cassiane complementou destacando a importância da escolha na hora do voto. “Eu acho que uma questão importante que as meninas trouxeram dessa experiência, foi ver a importância da boa escolha dos nossos políticos, por que a nossa realidade depende basicamente do que eles fazem lá e de todos os projetos que estão sendo debatidos e futuramente serão colocados em prática.Tudo isso depende das ações dos nossos governantes”, destaca.
REFLEXOS NA ESCOLA
A participação das quatro alunas no Parlamento Jovem gerou bons resultados no ambiente escolar. Diversos alunos passaram a debater política, e inclusive, a escola irá promover no segundo semestre deste ano, a “Semana Política e Cidadã”, onde toda a escola irá parar para refletir a política e cidadania em diversos aspectos.
A Escola de Educação Básica General Osório representa a 26ª coordenadoria de educação, coordenada por Cleide Anita Alberti, e agradece à prefeitura e a Câmara Municipal de Três Barras, que apoiaram a participação da escola no Parlamento Jovem.
Publicada originalmente na edição de 09 de junho de 2023.
Deixe seu comentário