Prefeito oferece terreno às margens da BR-280, o que facilitaria o escoamento da produção
BELA VISTA DO TOLDO ? Bela Vista do Toldo está na disputa pelo frigorífico que a Coopercentral Aurora pretende instalar, possivelmente, na região do Planalto Norte. A informação foi confirmada esta semana ao CN pelo prefeito Adelmo Alberti (PSDB).
A princípio, Canoinhas liderava a região no sentido de receber a nova unidade. Durante reunião na semana passada com a equipe administrativa da Aurora, ocorrida em Canoinhas com a participação do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e políticos locais, Alberti apresentou um projeto bastante atraente à empresa. Ele oferece um terreno que fica às margens da BR 280, logo na entrada do município. O prefeito garante que será fácil desapropriar a área, já que um projeto de desapropriação, alegando que a área é de utilidade pública, já está na Câmara dos Vereadores.
PREJUÍZO POLÍTICO
Economicamente não haverá prejuízo para Canoinhas, caso a Aurora opte por Bela Vista do Toldo. O projeto da Aurora prevê o envolvimento de avicultores de todo o Planalto Norte, considerando que pelo menos mil deles terão de prestar serviços para a empresa.
As perdas, se houverem, são exclusivamente políticas. Prefeito de Canoinhas, Leoberto Weinert (PMDB), não se pronuncia sobre o assunto.
Até a semana passada, sabia-se que Canoinhas competia com outras três cidades, dos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Além do interesse de Bela Vista do Toldo, Mafra cobra do secretário de Estado da Infra-Estrutura Mauro Mariani (PMDB) que se empenhe no sentido de trazer o investimento para a cidade. Evasivo, Mariani lembra que a Aurora vai investir no Planalto Norte, não somente em uma cidade.
LOGÍSTICA DEFICIENTE
Em termos de logística, parece claro que Bela Vista do Toldo sai ganhando em relação a Canoinhas. Os terrenos oferecidos por Canoinhas para a Aurora ficam no distrito de Marcílio Dias e na localidade de Paciência dos Neves, tanto um como outro, distante das BRs. Bela Vista, por sua vez, oferece um terreno às margens da BR, o que facilitaria em muito o escoamento da produção.
Alberti diz não querer criar conflito com ninguém. ?Se a fábrica de ração da Aurora vir para cá já está ótimo?, afirma.
A decisão da empresa sai no próximo dia 28. O anúncio será feito em Itajaí.
Deixe seu comentário