Medida tornará pública as contas trimestrais da casa

Gracieli Polak

TRÊS BARRAS
 
As informações da Câmara de Vereadores de Três Barras, a partir deste mês, segundo a própria Câmara, serão divulgadas em lugar público, expostas cotidianamente para que os cidadãos do município possam conhecer as rotinas gastas na casa. Painéis da transparência serão instalados em locais de grande fluxo de pessoas, detalhando os gastos trimestrais da casa com folha de pagamento, aquisição de materiais e outras despesas.Na quinta-feira, 14, o painel da praça Emiliano Uba, no centro da cidade, deverá ser inaugurado com as informações decorrentes do primeiro trimestre da mandato iniciado em janeiro. Ainda sem data definida, acontecerá também a inauguração de mais um painel, desta vez nas dependências do Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (Caic), no bairro São Cristóvão.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Três Barras, Francisco Farias, a medida vai de encontro com os anseios dos edis em tornar públicas e transparentes as ações desenvolvidas na casa. “O painel instalado na praça, ou o instalado no Caic torna nosso trabalho mais próximo da população. Ele não precisa vir até a Câmara para saber o quanto foi gasto. É um mecanismo que vai dar ciência para a população, vai dar ainda mais transparência para nosso trabalho, ao alcance de todo mundo”, explica.
 
CÂMARA NO RÁDIO
Segundo Farias, em menos de um mês as sessões da Câmara, hoje apenas presenciais, serão acessíveis para um número ainda maior de pessoas. De acordo com o presidente, as decisões dentro da casa deverão ser transmitidas via rádio, depois de breve edição, no dia subsequente ao das seções. “Nós pretendemos gastar a verba que temos assegurada para usar como propaganda de forma para que as pessoas saibam o que está acontecendo, de forma clara e objetiva. Queremos mostrar o trabalho realizado para um número cada vez maior de pessoas e o rádio vai dar esta condição”, esclarece Farias.
Atualmente, a Câmara de Vereadores de Três Barras mantém um site, que está fora do ar. Em menos de um mês, além da divulgação dos gastos no painel da Praça Emiliano Uba e nas dependências do Caic, contará também com espaço no rádio e publicação em jornais da cidade e da região.