Número pode ampliar para cinco por conta da indefinição peesedebista

CANOINHAS ? Não será dessa vez que Canoinhas tornará real a velha utopia de uma candidatura única a Assembléia Legislativa. Quatro candidaturas foram homologadas essa semana ? prazo final para o registro ? no Tribunal Regional Eleitoral em Florianópolis.

Acertada desde a eleição passada, a candidatura do atual deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) foi a primeira a ser confirmada. Aguiar foi derrotado na eleição passada, mas acabou assumindo suplência em janeiro de 2005, depois das eleições municipais. Pretende ampliar os 16,85 mil votos conseguidos em Canoinhas na eleição passada. ?Vou me basear no trabalho que desenvolvi na Assembléia. Espero que a população saiba diferenciar o antes e o depois de se ter um deputado estadual?, explica. Sobre a inevitável divisão de votos que as múltiplas candidaturas provoca, Aguiar diz não ter certeza que o objetivo dos outros candidatos seja o bem comum. ?Eles devem ter outros objetivos, mas enfim, é a democracia?, alfineta.

O professor Edson de Souza é o nome escolhido pelo PT para entrar na disputa pela primeira vez. Ele foi candidato a vereador de Canoinhas nas duas últimas eleições. Sua estratégia de campanha será embalada, mais uma vez, pela onda Lula. Edson pretende apresentar dados e programas federais, que ?comprovam crescimento do País?. ?Vamos fazer uma ampla campanha pelo voto nos candidatos daqui?, revela Edson. Sobre a divisão de votos, o petista diz que não se trabalhará nomes e sim ?projetos?.

João Rosa Muller (PP) também diz que não pretende atacar seus oponentes. ?Não vou tirar voto de ninguém. Pretendo convencer o povo da minha capacidade?, frisa.

Didi Ecker (PFL) também acredita que não precisa bater em ninguém para se eleger. ?Os candidatos canoinhenses não são candidatos somente de Canoinhas, eles são da região. E na região temos mais de 120 mil votos, não preciso bater em ninguém para garantir os meus?, deixa claro.

Luiz Carlos Martins, o maestro Luizinho, gerente voluntário da Fundação Cultural de Canoinhas, desistiu de concorrer a deputado estadual pelo PSB por conta de suas atividades profissionais. ?Com isso aumentam as possibilidades de os candidatos da terra chegaram lá?, atiça Martins.

O PSDB se reuniu na quarta-feira, 5, para definir candidatura própria. Terminou a reunião sem nenhuma definição. De acordo com o presidente do diretório microrregional do partido, Adelmo Alberti, as chances de que o partido lance a ex-vereadora Norma Pereira como candidata são grandes. Essa definição, no entanto, deve sair somente no fim de semana.

 

APOIO

 

Os candidatos canoinhenses, além de tentarem a eleição, exercerão a função de canal para que candidatos a deputado federal tenham penetração na região. Aguiar, por exemplo, dividirá seu palanque com Mauro Mariani (PMDB), ex-prefeito de Rio Negrinho, deputado estadual e ex-secretário de Infra-Estrutura do Estado.

Edson Souza pretende abrir espaço para dois candidatos. Carlito Merss (PT), que disputa a reeleição e Francisco de Assis (PT), deputado estadual que tenta pela primeira vez uma vaga na Câmara Federal.

João Rosa Muller ainda deve dividir apoio entre o ex-deputado federal e candidato a vice-governador de Esperidião Amin nas eleições passadas, Eni Voltolini (PP) e Odacir Zonta (PP), que tenta a reeleição.

Já Didi Ecker não tem dúvida. Seu palanque estará aberto a José Carlos Vieira (PFL).