Prefeito deve faz anúncio oficial ainda este mês
CANOINHAS ? Reunião realizada há três semanas pelo diretório do PMDB foi marcada por uma declaração pontual do prefeito Leoberto Weinert (PMDB). A declaração deveria ficar em sigilo, mas pessoas presentes na reunião acabaram vazando a declaração para a imprensa.
Weinert teria deixado claro que não é mais pré-candidato a reeleição. ?Procurem um candidato entre vocês porque eu não vou mais?, teria dito o prefeito em tom sereno.
Uma reunião entre lideranças do PMDB, PDSB e DEM na quarta-feira, 5, foi um indício claro de que os peemedebistas estão adiantando-se no processo de substituição de Weinert. Os partidos discutiram a reedição da Tríplice Aliança que elegeu Weinert em 2004. Esta reedição será viável somente com a renúncia de Weinert a pré-candidatura, já que Paulo Glinski (DEM), pré-candidato a prefeito, faz oposição ferrenha a Weinert na Câmara de Vereadores.
Ontem, Glinski disse ao CN que o fato de o DEM estar reunindo-se com PSDB e PMDB não quer dizer nada. Ele afirmou que a desistência de Weinert facilita a coligação desde que os demais aliados aceitem que o DEM tenha a cabeça de chapa. ?Vamos conversar com todos os partidos, estamos abertos a coligações?, afirma. Glinski é pré-candidato a prefeito pelos Democratas.
Ainda na reunião realizada há três semanas, Weinert garantiu que fará o anúncio oficial de sua desistência a pré-candidatura ainda neste mês.
QUATRO POSSIBILIDADES
A declaração de Weinert acirrou a disputa interna dentro do PMDB que já se ensaiava antes do anúncio. Os quatro vereadores peemedebistas disputam a vaga. Silmar Golanovski é o que demonstra menor interesse em participar da disputa, mas não retira seu nome da corrida. Segundo fontes ligadas ao diretório peemedebista, a disputa deve polarizar-se entre Beto Faria, muito bem quisto pelos 40 membros do diretório, e Bene Carvalho, famoso por sua fidelidade a sigla mesmo depois de ter tornado públicas suas divergências com Weinert.
Correndo por fora, Wilson Pereira tenta ganhar o diretório usando a influência do pai, Alenir Pereira, atual presidente do partido em Canoinhas.
Faria desconversa quando o assunto é a desistência de Weinert, mas admite que deseja ser prefeito e está na disputa. Ele garante que haverá consenso em torno do nome mais forte dentro do partido.
Bene vai além e revela que o PMDB encomendará uma pesquisa de opinião para apontar qual o nome de maior densidade eleitoral dentro do partido. Ficou acertado que o diretório acatará este nome ? dentre os quatro vereadores ? por unanimidade.
O deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) desconversa quando o assunto é a desistência de Weinert. ?A resolução só depende dele?, afirma na confiança que Weinert mude de idéia antes de anunciar oficialmente a desistência da pré-candidatura.
Deixe seu comentário