Parcerias para favorecer o crescimento

Parcerias para favorecer o crescimento

 

CANOINHAS ? Dando seqüência a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Canoinhas, seguindo ordem de sorteio, nessa semana, publicamos a entrevista com o candidato pela coligação PMDB, PSDB, PRP, PPS, PMN, PL e PSB, Leoberto Weinert.

Ele fala sobre suas propostas, afirma estar na agricultura o fator alavancador da economia canoinhense, sobre os partidos que lhe apóiam, composição de governo entre outros assuntos sobre a campanha. Confira:

 

 

 Perfil:


Nome: Leoberto Weinert

Idade: 48

Escolaridade: Superior Completo

Profissão: Administrador de empresas

Cargo atual: Técnico de nível superior da Embrapa

Filiação partidária: PMDB, desde 1995

Candidaturas anteriores: vereador em Itaiópolis em 1976; prefeito em Canoinhas em 1996 e 2000

Funções desempenhadas na administração pública: Técnico da Embrapa

Lema de campanha: ?Por Amor a Canoinhas?

 

Correio do Norte ? Quais as prioridades do seu plano de governo. Como pretende realiza-las?

Leoberto ? Tudo é prioridade hoje em Canoinhas. Mas entre as principais temos que atacar a infra-estrutura urbana e rural. Nossa cidade está um caos. Melhorar as vias públicas. Na saúde temos que trabalhar com muito critério, melhorando a qualidade do serviço que está sendo prestado. Melhorar as ações na área de educação. No lazer, no esporte, na área social, áreas que nós iremos atacar e melhorar. Na periferia da cidade, grandes bolsões de pobreza que a área social terá que trabalhar ativamente, melhorando a qualidade de vida desse povo. Na área de geração de emprego e renda vamos incentivar a melhoria das nossas empresas com a criação de condomínios industriais em parceria com os nossos empresários. Vamos buscar a parceria não só na cidade como também á nível estadual e federal.

 

 

CN -  Como está sendo desenvolvida a sua campanha eleitoral?

Leoberto ? Hoje nós estamos trabalhando na estruturação da campanha. À medida que está chegando o momento da caça ao voto, da visita ao eleitor, nós estamos montando a nossa equipe. Nós temos uma equipe de sete partidos com 49 candidatos a vereador. Esse pessoal está sendo preparado para pedir o voto ao nosso eleitor apresentando a nossa proposta de trabalho, sempre com muita transparência.

 

CN -  Como será composta a sua equipe de governo?

Leoberto ? Essa é uma ação que iremos tomar depois da eleição, com a nossa vitória. Cada cidadão, cada secretário terá o perfil da sua secretaria, terá que ser uma pessoa que tenha condições e conhecimento para a área. Ela pode ser da nossa sociedade, pode ser vinculada a partido que eventualmente esteja fazendo parte da aliança. Nós não vamos nos prender a montagem da equipe de trabalho, a uma equipe política, nós vamos nos prender a pessoas que tenham o perfil para assumir as secretarias.

 

CN ? Como estão organizados os partidos da coligação que o apóia no município?

Leoberto ? Nós temos na nossa aliança sete partidos. Todos esses partidos estão também apresentando candidatos a vereador. Na proporcional existe também coligação entre os partidos. O PMDB está coligado com o PSB, o PSDB está com PL e PRP e o PPS coligado então com o PMN. Esses partidos têm a sua estrutura individual mas que no momento da campanha, estamos trabalhando num comitê único, onde, como eu já disse, estamos elaborando nosso plano de governo. Os nossos candidatos a vereador irão visitar nossos eleitores levando nossa proposta de trabalho que é de se trabalhar com parcerias, dentro da ética, da moralidade, dentro de um trabalho de crescimento para nossa região.

 

 

Principais propostas:

Agricultura ? Hoje a agricultura é a base da economia do município. Até mesmo as nossas madeireiras dependem do material plantado, de material reflorestado. Isso faz parte do grande processo do agronegócio. Então, na área rural, temos um grande compromisso com o nosso produtor de dar a ele condições de  uma infra-estrutura rural em que ele possa ter acesso para retirar a sua produção. As grandes empresas que estão em nossa região na área da agricultura, do agronegócio, Cooperalfa, Cereagro, Cooperdensul, Futuragro, Girassol, são grandes empresas que hoje se ressentem de  uma estrutura e condições de tráfego na no nosso interior. Os nossos empresários da madeira. Olharemos com muito carinho para a infra-estrutura na área da agricultura. Nós temos hoje em Canoinhas mais de 4.500 pequenos produtores somente na área do fumo, então, são áreas em que precisamos incentivar a diversificação. Nós temos em Canoinhas o Fundo Municipal para a Agricultura que hoje está desativado e que nós reativaremos, onde, por meio desse Fundo, viabilizaremos um grande programa chamado Porteira Adentro, onde daremos a possibilidade ao pequeno proprietário de construir na sua propriedade um tanque , um silo-trincheira, as melhorias necessárias porteira adentro que é uma entrada patrolada, cascalhada. Isso se faz com parcerias, então, o produtor também será parceiro da Prefeitura.

Seja ele pequeno, médio ou grande produtor. A agricultura é o grande alavancador do desenvolvimento de Canoinhas e nós temos que dar condições para que ele se desenvolva e cresça.

 

 

Social: A área social hoje é um problema em todas as cidades e em Canoinhas não é diferente. Vamos trabalhar com muita seriedade nessa área. Desde a educação, temos um problema de cultura, e na condição de melhoria de vida do nosso cidadão. Nós trabalharemos nisso por meio de um trabalho com mais afinco nas nossas áreas de maior dificuldade financeira. Nós temos bolsões de pobreza dentro do nosso município, por isso, precisamos orientar por meio de clubes de mães, de escolas, de grupos de 3.ª idade. Grupos já organizados que tenham uma função social dentro daquele grupo, mas que esse grupo tenha também possibilidade de auxiliar no desenvolvimento de outras ações em locais que são necessários por meio do voluntariado. Canoinhas é uma cidade que hoje tem um número expressivo de voluntários. Vamos criar programas específicos, onde nós queremos a parceria com o voluntariado.  

 

Geração de empregos: É um assunto que preocupa qualquer governo é nós também estamos preocupados. Hoje nós sabemos que é muito difícil trazermos para Canoinhas um grande empreendimento, mas nós temos que vender a imagem do município. Nós temos grandes potenciais, desde o agronegócio até nossa indústria. Vamos incentivar nossos empresários a criarem condomínios em parceria com a Prefeitura, fazendo com que essas empresas sejam faccionadas como por exemplo a Cisframa que tem hoje toda a sua produção voltada para a exportação, eles têm domínio desse mercado internacional e podem apresentar outras linhas de produtos na área da madeira (aos seus clientes), incentivando pequenos produtores a produzir nesse segmento. O pequeno produtor terá seu produto exportado por meio dessa grande empresa que já tem o domínio do mercado. Até a pavimentação das ruas do município irá gerar empregos. A própria Prefeitura será alavancadora desse processo.

 

Educação: Na área que dá seqüência a educação, que é o esporte, vamos incentivar, construir locais de prática desportiva, abrindo também para nossa comunidade. Na educação especificamente, vamos valorizar os nossos profissionais para que eles possam ter condições de ministrar uma aula de qualidade. Melhoria do transporte escolar. Melhorias na área da informática dentro das escolas, vamos montar laboratórios nas escolas nucleadas.

 

 

Saúde: É crítica em todos os segmentos. É preciso regionalizar nosso hospital (Hospital Santa Cruz), para que os municípios que fazem uso do nosso hospital tenham participação na manutenção, tendo o município de Canoinhas como o grande fomentador. Na área da saúde preventiva vamos resgatar o Programa de Saúde da Família (PSF) e o término dos postos de saúde que estão em construção. Instrumentar esses postos com medicamentos e pessoal especializado.

 

Infra-estrutura : Hoje nós não temos nem um terço do nosso município pavimentado. Seja com calçamento comunitário ou em parceria com a nossa comunidade ou com empresas em que nossa comunidade entre com o pagamento de parte disso, vamos pavimentar.