No início da atual gestão, uma das ações do Governador Jorginho Mello foi desmembrar a antiga SDE (Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e criar a SICOS (Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço), tudo isso com custo zero. Além disso, foram criadas outras pastas como a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde e a Secretaria de Estado do Planejamento.

A nova secretaria (SICOS) é um reforço para atribuições que estavam sem foco de atuação dentro da agora desmembrada Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

“Quero reafirmar a todos, nós temos um grande compromisso com Santa Catarina. A junção de todas as secretarias e a participação de todos, é fundamental para que a gente consiga resolver os problemas dos catarinenses mais rápido”, frisou o governador.

O papel da SICOS é promover a expansão da economia catarinense, no sentido de gerar empregos e oportunidades, incentivando os setores de indústria, comércio e serviços, em seu crescimento para uma competitividade não só nacional, mas também global.

A secretaria tem o objetivo de atrair novas empresas de todo o estado e até de outros países. Santa Catarina é um estado pujante, o alvo é gerar ainda mais oportunidades de desenvolvimento.

A Sicos ainda tem em sua estrutura órgãos vinculados, como o Imetro e a Jucesc, autarquias estaduais. Além do Procon, pertencente à Diretoria de Relações e Defesa do Consumidor e o Sine, integrado à Diretoria de Emprego e Renda.

“Vamos ouvir as entidades de classe, o cooperativismo, o associativismo, para juntos fazermos uma grande política pública para nosso empreendedor e, principalmente, para as micro e pequenas empresas”, disse o secretário Silvio Dreveck.

“A iniciativa do governador Jorginho em desmembrar a antiga SDE foi muito assertiva, já que as demandas eram muitas para uma só pasta e pontos importantes passavam despercebidos”, afirmou Jonianderson Menezes, secretário adjunto da Sicos.

Texto: Rafaela Hoffmann