Comunidade mais distante do centro, Felipe Schmidt, iniciou discussão
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
A prefeitura de Canoinhas iniciou na quarta-feira, 8, uma série de reuniões em oito localidades de Canoinhas a fim de reunir sugestões que devem fazer parte do relatório final do Plano Plurianual para os próximos quatro anos (2010-2013). O PPA é elaborado sempre no primeiro ano de mandato de um prefeito e reúne sugestões de melhorias feitas por populares que são submetidas à aprovação dos vereadores. A partir do momento em que estas sugestões entram no PPA, devem ser tratadas como prioridade pelos prefeitos. Na prática não é bem assim. Nem a metade do PPA 2002-2005 foi cumprido, como mostrou reportagem do CN de maio de 2005. Obras que custariam mais de R$ 1,5 milhão foram esquecidas pela administração pública.
De qualquer forma, a lei manda e as reuniões para elaboração do próximo PPA começaram pelo distrito mais distante do centro (40 km), Felipe Schmidt.
A reunião aconteceu na Escola Municipal Benedito Therezio de Carvalho. Participaram moradores das localidades de Campo das Moças, Erval Bonito, Paciência dos Neves, Fartura, Fartura de Cima, Bonetes, Valinhos e Santa Emidia.
Diante de vereadores e secretários, prefeito Leoberto Weinert (PMDB) disse que “este é o momento em que são colocadas para discussão com a população as ações que nortearão os investimentos e aplicações dos recursos municipais para os próximos quatro anos.”
Na sequência, Argos José Burgardt, secretário de administração e finanças, conduziu os trabalhos fazendo uma apresentação por meio de slides com fotos de algumas realizações que estavam inseridas no PPA 2006-2009, como construções e reformas de escolas e postos de saúde, construção e reformas de CEIs, ampliações de escolas, pavimentações de ruas, renovação da frota de veículos e máquinas, que juntas, formam os principais investimentos dos últimos quatro anos. Em seguida, a comunidade pode dar sugestões e prioridades para os próximos quatro anos (veja ao lado) que foram registradas em ata para serem submetidas à apreciação dos vereadores.
MAU TEMPO IMPEDE SEGUNDA AUDIÊNCIA
A segunda audiência pública para discutir o PPA 2010-2013 estava marcada para acontecer em Paula Pereira na quarta-feira, 22, mas foi cancelada devido o mau tempo.
Além do PPA, estão sendo discutidas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010, que tem a finalidade de orientar a elaboração dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais e a Lei de Orçamento Anual (LOA), que estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem realizados com tais recursos.
Deixe seu comentário