Ao participar do lançamento da Fundação Nutrir, no dia 05 de novembro, entidade criada para combater a fome, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira,

Ao participar do lançamento da Fundação Nutrir, no dia 05 de novembro, entidade criada para combater a fome, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, destacou a importância da solidariedade. ?O que nós precisamos, neste momento, é difundir sentimento de humanidade, de ajuda?, ponderou.

A Fundação é uma entidade, sem fim lucrativo, que vai contar com o apoio da iniciativa privada e de órgãos públicos. O objetivo é combater a fome das populações mais carentes, melhorar a qualidade nutricional de comunidades de baixa renda e gerar empregos por meio da implantação de cozinhas comunitárias.

Segundo o presidente da Fundação, Jairo Henkes, os alimentos excedentes, como hortifrutigranjeiros recolhidos nas Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), serão comprados por um preço menor que o comercializado. Ivo Vanderlinde, diretor-presidente da Ceasa, disse que, o desperdício dos alimentos sempre foi um problema para a empresa e o Projeto Nutrir é uma solução para o aproveitamento das sobras na central.

?Levar alimento a estas pessoas que passam fome é compromisso de todos que participam de forma direta ou indireta da fundação?, afirmou Eduardo Moreira. O projeto irá atender inicialmente Florianópolis e depois se estenderá por todo o Estado.

A Ufsc, Udesc e Epagri vão treinar e capacitar pessoas para desenvolver as atividades na fundação. Todos os trabalhos realizados pela organização serão voluntários.

Estavam presentes na solenidade, no Centro Administrativo, em Florianópolis, a primeira dama do Estado e presidente de honra da Fundação Nutrir, Ivete Appel da Silveira, a segunda dama do Estado e secretária geral, Ivane Fretta Moreira e o Padre e paraninfo da Fundação, Luiz Facchini.