Vereadores voltaram a debater a questão esportiva na sessão da última quarta-feira, 06

A Presidente da Câmara de Vereadores de Três Barras, Mara Carla Eufrásio Shimoguiri (PTB), vai convidar o prefeito municipal, Luiz Divonsir (PSD), para participar de uma reunião nas dependências da casa, para tratar de assuntos relacionados ao Esporte. Os edis acreditam que o setor tem deixado a desejar no município e promoveram um extenso debate na sessão da última quarta-feira, 06.
Ao utilizar a Palavra Livre, Laudecir José Gonçalvez, O Barriga (PL), destacou que o esporte tresbarrense está desassistido: “tivemos mais um jovem atleta pedindo ajuda, já tivemos um bom time de tênis de mesa que hoje eu não sei como está, não temos apoio do executivo municipal”, reclamou.
O apelo foi acompanhado pelo vereador Willian de Lima (CIDADANIA) que destacou que fica “muito chateado na questão do esporte já que tem solução, que é a criação de uma fundação de esportes (...) nós - vereadores – precisamos nos unir para buscar uma solução (...) esporte tira as crianças das ruas, das drogas e hoje nós não temos eventos esportivos”, concluiu.
Para a vereadora Josecleia Maria de Souza Simas Gazaniga (MDB) “a gente precisa se unir pelo bem comum, e esporte é saúde, não basta a gente ficar aqui falando, e falando e nada acontece”, reclamou. A indignação foi acompanhada pelo vereador João Francisco Canani Júnior (PSC): “eu queria deixar a sugestão de que a gente marque uma reunião com o prefeito, para gente debater essa questão”, sugeriu.
O verador Marcos Rogério de Paula (PL) também criticou a falta de iniciativas na área: “Precisamos de uma solução urgente. Antigamente nosso município tinha campeonatos de tudo e hoje não tem mais nada”, criticou.
Ernani Wogeinaki Júnior (UNIÃO) lembou que desde a legislatura passada já se pede a criação da Fundação Municipal de Esportes, que segundo ele, vai facilitar a captação de recursos da área para o município: “quando o executivo se omite, nós temos que apontar o caminho. Se hoje nós temos boas estruturas esportivas, muitas delas é graças ao recurso que nós fomos buscar. Nós precisamos de prática, se o executivo não quer a fundação, a gente precisa apresentar uma alternativa”, cobrou.
Referendando o comentário do colega, o vereador Abrahão Mussi (UNIÃO) afirmou que está “estudando leis autorizativas para o setor esportivo, para criar uma lei que facilite a criação de uma fundação”, enalteceu.
Pela lei atual, somente o executivo pode enviar um Projeto de Lei criando uma Fundação de Esportes, uma vez que se ela for delegada pela câmara, teria vício de origem, por criar despesa ao executivo, o que é vedado pela legislação.