Prefeito contesta números do Censo do IBGE

MAJOR VIEIRA ? Major Vieira está entre os 89 municípios catarinenses que terão de recontar seus eleitores ainda este ano.

A determinação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e envolve 1.128 dos 5.564 municípios brasileiros.

Desta forma, 6,81 milhões de eleitores de 24 Estados deverão comparecer ao cartório eleitoral de seu município para regularizar a sua situação até o final deste ano; caso contrário, o título será cancelado. Cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai fixar o período de sua revisão e, por intermédio da corregedoria eleitoral, inspecionará os serviços realizados.

A comparação entre a população e o eleitorado foi feita com base no cadastro eleitoral e nas projeções populacionais produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados referentes às projeções populacionais por faixas etárias foram elaborados com informações do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde, cuja fonte original é o IBGE, tendo em vista que o Instituto não as atualiza anualmente. A relação entre as transferências de títulos foi feita entre maio de 2005 e maio de 2006 e de maio de 2004 a maio de 2005.

 

PREFEITO QUER RECONTAGEM

 

Prefeito Orildo Severgnini (PMDB) faz questão dessa recontagem. Para ele, há erro por parte do IBGE na contagem da população major-vieirense. O IBGE aponta hoje 6.906 habitantes em Major Vieira. Destes, mais de 5 mil eleitores, o que extrapola a faixa de 80% estabelecida pelo Instituto. Para o prefeito, a recontagem pode revelar, enfim, o verdadeiro número da população major-vieirense.

O Cartório Eleitoral da Comarca receberá treinamento na próxima sexta-feira, 28, para proceder o recenseamento. O Cartório adianta, no entanto, que os funcionários do órgão devem ir até os eleitores de Major Vieira.

Na quarta-feira, 19, à tarde, Severgnini esteve reunido com representantes do IBGE para discutir de que forma se dará o recenseamento e como a prefeitura pode facilitar o processo.