Data foi marcada nesta segunda-feira, durante pauta de julgamento do TRE/SC

Quase 43 mil eleitores(as) do município de Canoinhas voltarão às urnas no dia 30 de outubro de 2022 para eleger o novo prefeito e vice-prefeito.
A data foi marcada durante sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (25), presidida pelo Juiz Leopoldo Augusto Bruggemann, presidente do TRESC.
O dia 30 de outubro coincide com o 2º turno das eleições (se houver), para Governador do Estado e/ou Presidente da República. Irão às urnas 42.924 mil canoinhenses, cujos locais de votação estão distribuídos em 230 seções eleitorais.
Os prováveis candidatos são, até o momento, Juliana Maciel (PSDB), Willian Godoy (PSD) e Ivan Krauss (Progressista).
?
NOVAS ELEIÇÕES

A legislação determina a realização de novo pleito sempre que ocorrer a perda dos mandatos dos titulares de forma definitiva por parte da Justiça Eleitoral.
Em Canoinhas, o Decreto Legislativo que dispõe sobre a extinção/perda e vacância do cargo de prefeito e vice-prefeito do município, foi aprovado no dia 13 de junho último.
O Decreto considerou a renúncia de Beto Passos ao cargo de Prefeito, anunciada em abril, e a plena ciência de Renato Pike, que mesmo estando recluso, não tomou providências para suceder ao cargo de Prefeito Municipal ou pedir licença.
O calendário com as etapas da eleição (homologação das candidaturas e campanha eleitoral), deverá ser divulgado até na próxima semana.