O vereador pepebista Osmar Olescovicz, defendeu na semana passada na Câmara um projeto de lei que obriga as agências bancárias a cumprir a lei que determina um tempo máximo de permanência dos clientes

CANOINHAS ? O vereador pepebista Osmar Olescovicz, defendeu na semana passada na Câmara um projeto de lei que obriga as agências bancárias a cumprir a lei que determina um tempo máximo de permanência dos clientes nas filas. O projeto de lei estabelece que as agências bancárias do município devem fornecer aos clientes senhas de espera nas filas com a impressão do horário de chegada e atendimento pelos caixas. A medida, segundo Olescovicz, vai garantir aos clientes uma prova do tempo exato em que ele ficou na fila bancária.
Canoinhas já possui uma lei que determina um tempo máximo de 15 minutos de espera nas agências bancárias. Nos dias de maior movimento, como no início do mês, a lei prevê uma tolerância de até 30 minutos. Apesar da lei existir há mais de cinco anos, ela nunca chegou a ser cumprida. Nos dias de maior movimento bancário, os clientes chegam a permanecer mais de uma hora na fila de alguns bancos. No ano passado, através de pedido do próprio vereador Osmar Olescovicz, o Procon chegou a realizar reuniões com os gerentes das agências locais, visando conscientizá-los sobre o cumprimento da legislação. Apesar de prever multas elevadas para as agências que desrespeitarem o texto legal, a lei estava sendo completamente ignorada pelos bancos.
 Além da impressão dos horários de chegada e saída nas senhas de atendimento, o projeto de Olescovicz também obriga as agências a instalarem sanitários, bebedouros e cadeiras de espera para os clientes. A medida ainda prevê multas de 300 ufirs e até suspensão do alvará para os bancos que a descumprirem. O projeto ainda depende de aprovação na Câmara e a sanção do prefeito para virar lei.