Articulação de Adelmo Alberti não se concretizou; estatuto garantiu ao PMDB escolha para presidência

Gracieli Polak

CANOINHAS

 

Na quinta-feira, 8, prefeitos e representantes dos dez municípios que compõe a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) se reuniram em Canoinhas para a escolha do novo presidente da Associação, cargo ocupado anteriormente pelo ex-prefeito de Monte Castelo, Sirineu Ratochinski (PSDB).

Leoberto Weinert (PMDB), prefeito de Canoinhas, foi eleito para a cadeira por aclamação, tendo como 1.º vice-presidente Adelmo Alberti (PSDB), prefeito de Bela Vista do Toldo e Elói Quege (PP), prefeito de Três Barras, como 2.º vice-presidente.

A disputa pelo cargo da entidade, que presta assistência para os municípios que a compõem, no entanto, não foi fácil como sugere a eleição de uma chapa única. Alberti demonstrou interesse em ocupar a vaga de presidente e na semana da eleição chegou a articular a candidatura e garantir uma parcela dos votos, mas, devido ao regimento da instituição, não pode levá-la adiante e ficou com a 1.ª vice-presidência.

O prefeito de Bela Vista do Toldo afirma que a maioria do PMDB na Associação foi fundamental para que sua candidatura fosse barrada e a chapa definida. ?Eu fiquei decepcionado, porque tinha expectativa de coordenar uma mudança, implantar outra visão de trabalho lá dentro para fazer com que a Associação seja voltada para todos os municípios de forma igualitária, respeitando, claro, as proporções de cada um?, afirma Alberti.

 

REESTRUTURAÇÃO

A escolha dos cargos, que foram definidos por consenso entre os representantes dos municípios, inclusive os que estavam em débito com a Associação, motivam uma tomada de ações dentro da Associação, segundo Alberti. Ele reclama da centralização das ações da Amplanorte, que, segundo ele, atende a poucos municípios e não satisfaz as necessidades de outros, como Bela Vista do Toldo. Segundo o secretário executivo da Amplanorte, Luiz Cesar Batista, o problema da centralização é uma realidade constatada por todos os municípios, fato que motiva a reestruturação do sistema. ?Desde que foi feita a unificação o sistema não foi reestruturado e os funcionários não conseguem atender a todos, mas já estamos definindo um plano para sanar os problemas constatados?, afirma.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), que faz parte da Amplanorte, também tem nova presidência. Luiz Henrique Saliba (PP), prefeito de Papanduva, tinha como concorrente o prefeito de Irineópois, Wanderlei Lezan (PMDB) prefeito de Papanduva. Como Lezan retirou a candidatura, Saliba foi o escolhido para o cargo.