A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou uma indicação protocolada pelo deputado estadual Antídio Lunelli, que solicita ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil e Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), aporte de recursos para realização de estudos técnicos sobre a situação da bacia hidrográfica do Rio Itapocu.
Para Lunelli, a iniciativa é essencial para o correto manejo dos recursos naturais e para garantir a preservação do ecossistema da região do Vale do Itapocu, além de considerar a importância da barragem para as atividades agrícolas dos municípios do entorno. O parlamentar reforça ainda que o objetivo dos estudos é fornecer dados que deem suporte para futuras ações do poder público neste sentido.
"Para cuidar corretamente, precisamos conhecer tecnicamente e de forma aprofundada a área. Atualmente, os estudos das comunidades biológicas das bacias hidrográficas do nordeste catarinense são restritos, pontuais e, por isso, não consideram a sazonalidade e não fornecem um panorama atualizado acerca da biodiversidade da bacia, o que dificulta a compreensão da mesma e o seu correto manejo", aponta Lunelli.
A indicação foi aprovada e será encaminhada para a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para as devidas providências. “Vamos cobrar”, avisa Lunelli.
Deixe seu comentário