Confira os principais assuntos debatidos e aprovados pelos vereadores durante esta semana.

 Os vereadores de Três Barras debateram diversos assuntos e aprovaram recursos financeiros e materiais durantes as sessões desta semana. Elas ocorreram na segunda-feira, 11; e quarta-feira, 13. Entre as principais questões está a destinação de auxílio financeiro para a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - de Três Barras, com objetivo de auxiliar a instituição na manutenção de suas atividades.

 De acordo com o texto aprovado o executivo ficou autorizado a destinar R$ 55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais), para cobrir despesas com material, serviços e outras que concorram para manutenção das atividades da referida entidade.

 Os vereadores também aprovaram a cessão de uso de ambulâncias para Fundação Hospitalar de Três Barras. A ação, que recebeu parecer unânime dos vereadores, busca auxiliar a entidade no atendimento à população, bem como realizar o transporte de pacientes, incluindo as urgências e emergências.

  A Câmara também tramitou o desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU - para que mais pessoas e empresas fiquem adimplentes com os tributos do município. Os vereadores garantiram que empresas que optem pela cota única do IPTU, recebam até 10% de desconto. Já para pessoas físicas, o cidadão que tem propriedades no município, os descontos são de 20% na cota única; 15% quando o cidadão optar por pagamento em 2 parcelas; ou 10% para pagamento em 4 parcelas.

 Também foi aprovado o Projeto 005/2022, que alterou artigos da lei 3258/2016 que trata de auxílios financeiros concedidos aos médicos participantes dos programas: Mais Médicos; e Médicos Pelo Brasil no município. Com isso o executivo ganhou mais margem para o pagamento dos benefícios. A redação final teve parecer unânime e foi à sanção do executivo.

 Entre as indicações, os vereadores cobram do executivo a realização de melhorias no Cemitério Municipal de Três Barras. As reivindicações vão desde a infraestrutura até a ampliação do espaço. Os edis também estão solicitando a implementação de uma Fundação de Esportes em Três Barras. O objetivo é que a entidade possa viabilizar a implantação de projetos específicos para o desenvolvimento da área no município. A indicação foi apoiada verbalmente por diversos vereadores.

 De acordo com o texto, os vereadores pedem que o executivo determine ações administrativas para criação da Fundação Municipal de Esportes e Cultura e, assim, desafogue os trabalhos da atual Secretaria de Educação visto que a parte do esporte e da cultura seriam geridos por outra pasta.

O texto destaca os efeitos benéficos da prática desportiva e atividades culturais, especialmente entre as crianças, adolescentes e jovens, com reflexos na formação do caráter, além do aprimoramento de ordem física e mental, influindo decisivamente na disciplina e na educação das pessoas.

Ao defender a indicação, Ernani Jr falou que esse é um assunto que pauta seu trabalho desde a campanha eleitoral e defende que falta organizar as atividades esportivas no município: "hoje nós temos bons espaços para prática esportiva, agora, precisamos organizar, dar apoio, porque hoje, o que existe de escolinhas, por exemplo, ou é particular ou de algum voluntário que não tem incentivo para realizar o trabalho", enfatizou.

Ernani Jr também disse que "investir no esporte é uma das melhores maneiras para afastar as crianças e os jovens dos caminhos errados", finalizou.

Para o outro autor da indicação, Willian de Lima, "precisamos ver a importância do assunto, e temos que cobrar efetivamente o executivo para que esse plano saia do papel", alertou os colegas.