Profissionais das unidades fizeram 158 mil procedimentos nos cinco primeiros meses do ano

Qual é o tamanho da saúde pública canoinhense? Os dados da Secretaria Municipal de Saúde buscam dimensionar a grandiosidade do trabalho realizado na Princesa Gentil do Planalto.

“Se somarmos todos os procedimentos realizados nas unidades básicas de saúde do perímetro urbano ultrapassamos a casa dos 158 mil”, revela a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel.

Entre janeiro e maio deste ano foram realizadas mais de 24 mil consultas médicas e 32.575 consultas de enfermagem nas unidades básicas de saúde da região urbana do município.

“Contratamos mais quatro médicos clínicos gerais 10 horas e dois médicos 40 horas. Estamos convocando mais uma profissional de seletivo e está em processo mais uma vaga do edital do Programa Mais Médicos”, ressalta Juliana.

As visitas domiciliares dos agentes comunitários somam 8.126. “Minha gratidão a todos os servidores que trabalham para cuidar da nossa gente”, enaltece Juliana.

Nestes 158 mil procedimentos estão incluídos também o atendimento odontológico e os diversos procedimentos realizados nos postos: “1.330 curativos e 4.304 medicamentos administrados via intramuscular foram realizados. A pressão arterial foi avaliada 22,9 mil vezes”, informa a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.

Recentemente o trabalho no município foi avaliado pelo Governo Federal. Canoinhas avançou 18 posições no ranking estadual do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Foi o que apontou o relatório do primeiro quadrimestre de 2023 do programa que avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na Atenção Primária à Saúde.

“Os números mostram a dimensão do nosso trabalho, mas o que realmente importa é a melhora na oferta de saúde para a população e isso é fruto do trabalho de servidores que estão realmente comprometidos com as pessoas”, destaca a coordenadora da atenção básica de Canoinhas, Alexandra Lavina Iglikowski.