Castrações e ações educacionais buscam diminuir número de animais abandonados no município
O Governo de Canoinhas, apoiado por diversas entidades parceiras, intensificou nos últimos dois anos as ações para o controle de animais abandonados no município. Além de realizar castrações via Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), também custeou despesas de procedimentos cirúrgicos em mutirão e está atuando com viés educativo.
"Sabemos que além de amenizar os casos de maus-tratos, as ações também contribuem para que não tenhamos problemas de saúde pública. Estamos avançando quando o assunto é animais abandonados em Canoinhas", observa o prefeito Beto Passos.
Em novembro de 2018, o Município de Canoinhas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o primeiro mutirão de castração, onde foram custeadas pelo Município 50 castrações destinadas à animais em situação de rua e resgatados.
No ano de 2019, foram realizados outros três mutirões. Pelo Município, foram custeados, no total, 130 castrações em situação de rua e resgatados que encontravam-se com acumuladores. Para realizar os mutirões, o Município contou com a parceria dos protetores independentes, Ong Anjos de Patas - Associação Protetora do Bem Estar Animal e Grupo Resgate.
Além disso, somente em 2019, foram castrados cerca de 246 cães pelo CCZ, que realiza castrações de cães via agendamento e lista de espera. A prioridade é pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde que iniciaram as castrações pelo setor, já foram realizadas mais de 4.540 cirurgias.
A secretária de Saúde, Zenici Dreher, lembra que em 2019, houve investimento de mais de R$ 19 mil em equipamentos novos e instrumentos cirúrgicos para o setor de zoonoses para fins de intensificar a realização de castrações, além dos gastos habituais com materiais cirúrgicos descartáveis e demais medicamentos.
Ações educativas
A Secretaria de Saúde vem promovendo ainda diversas ações educativas, por intermédio de treinamentos e palestras do veterinário do CCZ. O objetivo é conscientizar a população acerca da guarda responsável de animais, maus tratos e consequências do abandono, com foco ainda na castração e controle populacional de animais.
Pensando nisso, em setembro deste ano, a Secretaria de Saúde lançou a Cartilha de Guarda Animal Responsável. O material que foi confeccionado pela Assessoria de Imprensa do Município com suporte técnico da Secretaria de Saúde e protetores independentes. Os impressos estão sendo distribuídos em eventos de saúde e promoção das ações de castração e controle populacional de forma educativa.
No mesmo mês, a Secretaria de Saúde promoveu a entrega das cartilhas também para os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município. Na ocasião, foi realizada roda de conversa com o médico veterinário do Município de Canoinhas e voluntárias da causa do bem-estar animal, onde os agentes tiraram suas dúvidas e foram orientados quanto à constatação de situações de maus tratos, orientações aos munícipes quando das visitas domiciliares acerca da importância da castração no controle populacional de animais e diminuição do número de animais abandonados.
Ainda, em parceria com a Secretaria de Educação, alunos da escola Gertrudes Muller, por intermédio de projeto piloto elaborado pela diretora da instituição, receberam palestras do médico veterinário da Secretaria de Saúde a fim de reproduzirem o conteúdo em sua família, colegas e em sua comunidade.
"Estamos agindo com vistas a intensificar as castrações no Município via setor de zoonoses e mutirões de castração terceirizados, bem como as ações educativas de conscientização ao abandono de animais e guarda responsável, com fins de controle populacional de animais", afirma a secretária de Saúde, Zenici Dreher.
A secretária argumenta que o objetivo destas ações, em curto prazo, é diminuir significativamente o número de animais abandonados nas ruas. E, em longo prazo, é abolir essa situação. "Somos contrários à criação de um 'canil municipal' que poderá somente aumentar o número de abandono de animais e guarda irresponsável, piorando e muito a situação da saúde pública do Município", argumenta.
Além das ações em relação aos animais de pequeno porte, o Município está trabalhando para que os maus tratos também não aconteçam com os animais maiores. Entra em vigor em 2020 a lei que proíbe o emprego de veículos de tração animal e a condução de animais com carga na área urbana do município de Canoinhas.
Deixe seu comentário