Na quarta-feira, 09, em alusão ao mês de combate ao Acidente Vascular Cerebral, aconteceu na Associação dos Municípios do Planalto norte - Amplanorte a oficina "Minutos podem salvar vidas".
A ação é vinculada à III Jornada de Atenção ao AVC, organizada pelo coordenador de políticas públicas de Amplanorte, Ricardo Nestor de Paula, em conjunto com a Universidade do Contestado, Grupo Neuromax e Hospital São Vicente De Paulo de Mafra. O encontro tratou das causas da doença, cuidados, sintomas e compartilhamento de informações para a população possa buscar atendimento com mais segurança
O presidente da Amplanorte e prefeito do município de Monte Castelo, Jean Carlo de Medeiros, abriu o encontro enfatizando a importância da iniciativa. ``Temos que conscientizar e chamar a atenção para a doença, considerada o maior fator de incapacidade no mundo. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e sinais de alerta, pois quanto antes buscar atendimento, menos sequelas poderá ter”, comentou Jean.
“ A união de toda comunidade é fundamental para o combate contra o AVC, essa ação promovida em parceria com a Amplanorte mostra que juntos somos mais fortes”, contou o Dr.Michael Ricardo Lang, neurocirurgião e idealizador da Jornada de Atenção ao AVC.
A iniciativa contou com a participação de mais de 90 profissionais e equipe técnica da saúde dos municípios da região. Foram entregues materiais educativos impressos e feitas diversas orientações sobre a doença.
“Estas atividades primaram atender a demanda de saúde de toda a região do Planalto norte Catarinense, todos participaram em prol da descentralização da educação em Saúde”, contou a Dra. Chelin Steclan, professora e pesquisadora de Medicina da UNC.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando nossas mídias.
Deixe seu comentário