Atendendo das 8 às 20 horas, movimento não para

Edinei Wassoaski

CANOINHAS
 
Até ontem pela manhã, 371 pessoas tinham passado pelo Ambulatório de Campanha montado pela Secretaria Municipal de Saúde anexo ao Pronto Atendimento Municipal desde segunda-feira, 10. Não precisa ser bom de matemática para imaginar que até o fechamento do dia o número passaria dos 400. Somente no primeiro dia de funcionamento, 129 pessoas com suspeita de terem contraído a nova gripe foram atendidos pelo médico, enfermeira e auxiliar que estão trabalhando das 8 às 20 horas no Ambulatório. Casos que chegam depois deste horário são atendidos no PA. “Pedimos que as pessoas com gripe procurem vir no horário de funcionamento do ambulatório”, interpela a enfermeira Josiane Galeski.
É o caso de Keller Aparecida de Oliveira. Assustada, a mãe de um menino de 9 anos alentava o filho no colo na manhã de quarta-feira, 12, aguardando o atendimento no Ambulatório de Campanha. Natural de Piçarras, Keller se mudou para Canoinhas há um mês. O filho veio no início desta semana, se queixando de febre e dores no corpo. “Na sala dele tem três coleguinhas internados em Florianópolis suspeitos de terem essa gripe, por isso tô com medo”, revela a mãe. O menino foi encaminhado para o Centro de Epidemiologia onde deve receber o Tamiflu.
 
Campanha de Vacinação contra a pólio foi adiada
 
Em decorrência da pandemia da nova gripe, que tem demandado o envolvimento e mobilização de todos os profissionais de saúde no controle da doença, as Secretarias Municipais de Saúde, por determinação da Secretaria Estadual, adiaram a 2.ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que deveria ocorrer em 22 e agosto. A nova data deve ser marcada e informada posteriormente.