Brasil vive desabastecimento do imunizante

A Secretaria de Saúde de Canoinhas informa que iniciou um escalonamento de aplicação da vacina tríplice viral (VTV) no município. “O imunizante está em falta no Brasil e temos poucas doses. Para evitar o desperdício é fundamental nova organização da aplicação”, informa a enfermeira responsável pela vacinação em Canoinhas, Cibele Teixeira.

Os frascos recebidos em Canoinhas são chamados multidoses, ou seja, são usados para imunizar várias pessoas. “O prazo de validade após aberto, no entanto, é de oito horas”, revela Cibele.

Assim, para evitar possíveis perdas da vacina e garantir que um maior número de pessoas possa ser imunizado, a Secretaria de Saúde está fazendo este cronograma e restringindo a aplicação a somente três postos e com restrição de horário. “Tão logo o abastecimento estabilize, retornaremos a oferecer a vacina em todas as unidades de saúde”, garante e enfermeira,

A Vacina Tríplice Viral (VTV) protege contra as doenças: sarampo, caxumba e rubéola. É recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças a partir de 12 meses (com segunda dose aos 15 meses de idade) e pessoas até os 59 anos de idade (ainda não vacinadas), sendo uma ou duas doses a depender do caso.

Horários de aplicação da vacina tríplice viral em Canoinhas
Terças-feiras – Unidade Básica de Saúde Central: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h
Quartas-feiras – Unidade Básica de Saúde do Campo d’Água Verde: das 9h às 17h
Quintas-feiras – Unidade Básica de Saúde Cohab I: das 8h às 12h e das 13h às 16h