Estimativa é que em 2.030 mais de 12 milhões de pessoas no mundo morram por causa do AVC

Você sabia que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou o popular "derrame" é a doença que mais mata no Brasil?  Ele acontece quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado, podendo haver perda súbita da função neurológica, ocasionando lesões cerebrais.

É a doença crônica mais incapacitante no mundo, afetando não somente o indivíduo, mas também sua família e a sociedade como um todo. Se continuar assim, em 2.030 haverá quase 12 milhões de mortes por AVC no mundo e 70 milhões de sobreviventes. Por isso, aprender os sinais do AVC, que inicial repentinamente, é importantíssimo para sua vida.

No entanto, 90% dos casos de AVC podem ser evitados. A prevenção pode ser realizada no cuidado com os fatores de risco que estão associados ao AVC, os indivíduos com maiores chances de ter um AVC são: hipertensos, diabéticos, cardíacos, fumantes, alcoólatras, idosos, obesos, sedentários e ter tido outro AVC ou "ameaça de derrame".

SEMANA DO AVC

Diante do fato de que muito pode ser feito para prevenir e tratar o AVC e reabilitar aqueles que sofrem de um, a equipe de fisioterapeutas da Prefeitura Municipal de Três Barras, juntamente com os demais profissionais da Secretaria da Saúde estarão realizando entre os dias 24 a 27 de outubro a I Semana de Combate ao AVC. Ao longo da semana serão realizadas diversas atividades com especialistas juntamente à população como uma forma de conscientização. O objetivo geral de toda a equipe é mobilizar o maior número pessoas, visando transmitir o máximo de conhecimento sobre o assunto e assim possibilitar que as pessoas consigam identificar os fatores de risco para evitar um AVC e agir rápido para evitar sequelas. A tarde de palestras com profissionais da saúde é aberta para toda a população, e ocorrerá no dia 25 de outubro às 13h30, no auditório anexo a Secretaria de Saúde de Três Barras. O evento gratuito.

Na quinta-feira haverá uma barraca em frente à loja LK com profissionais da saúde fazendo aferição de pressão, teste de glicemia e prestando orientações à população gratuitamente.

 

Aprenda os sinais do AVC, pois eles iniciam repentinamente:

Fonte | Manual do AVC da Associação Brasil AVC (ABAVC)

 

? Alteração do movimento e/ou da sensibilidade em uma parte do corpo;

? Dificuldade para falar e/ou entender;

? Dor de cabeça intensa e súbita;

? Alteração de visão, como visão dupla e/ou dificuldade para enxergar;

? Tontura ou alteração do equilíbrio;

? Náusea/vômito, dificuldade para engolir e/ou perda da consciência.

 

Você pode fazer testes rápidos com a pessoa para saber se ela está com AVC.

Peça para sorrir e perceba se a boca está torta

Peça a pessoa para elevar os braços e perceba se ela consegue.

Peça que a pessoa repita a frase como uma música e perceba se ela tem dificuldade de fala

Ao perceber qualquer sintoma, ligue imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192)

 

Info 3 | Semana do AVC

O quê: Palestra sobre AVC

  • : 25 de outubro (terça-feira)
  • : 13h30
  • : Auditório da Secretaria de Saúde de Três Barras

Evento gratuito