A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas informa que recebeu novas doses de vacina contra a covid-19 para aplicação em crianças a partir dos seis meses de idade até os 11 anos. As vacinas encontram-se disponíveis nas unidades de saúde, que seguem calendário específico (cronograma abaixo), visando a otimização da aplicação das doses, e evitar o desperdício, já que trata-se de vacina com curto prazo de validade dos frascos multidose após abertura dos mesmos.
As novas recomendações do Ministério da Saúde incluem uma dose de reforço para todas as crianças acima de três anos até os 11 anos, vacinados com esquema completo há mais de 4 meses. Se seu filho encaixa-se nesses critérios, procure a unidade de saúde.
As vacinas a serem utilizadas nessa faixa etária são dos fabricantes: Pfizer (nas versões Baby – frasco de tampa cor vinho, e Pediátrica – frasco de tampa cor laranja), e Coronavac. As vacinas são consideradas seguras e eficazes para esse público, e passaram por diversos estudos e aprovação das autoridades sanitárias competentes.
A vacina covid-19 para o público pediátrico de seis meses a 2 anos de idade pode ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, ou seja, pode ser aplicada junto com as outras vacinas de rotina.
É importante destacar que a vacinação é a principal medida de prevenção contra a COVID-19, inclusive no grupo de crianças, sendo que a vacina possui um perfil de segurança e eficácia para o público infantil.
Orientações técnicas sobre as vacinas:
– Pfizer/BioNtech: – “Tampa vinho”
Indicação:
Esquema inicial de crianças entre 06 meses a 2 anos.
Reforço para crianças de 3 a 4 anos.
– Coronavac
Indicação:
Esquema inicial de crianças entre 3 a 4 anos.
– Pfizer/BioNtech: – “Tampa laranja”
Indicação:
Esquema inicial de crianças entre 5 a 11 anos.
Reforço para crianças entre 5 a 11 anos.
Nesse período pré e pós feriado de Carnaval, a vacinação contra Covid-19 para bebês e crianças estará disponível nas seguintes Unidades, nas datas e horários:
16/02 – UBS CAV (Pfizer Baby e Pediátrica) das 7h às 18h30
17/02 – UBS CAV ( Coronavac) das 7h as 18h30
UBS Central (Pfizer Baby e Pediátrica) das 7h às 11h30 e das 13h às 16h
23/02 – UBS CAV (Pfizer Baby e Pediátrica) das 7h as 18h30
24/02 – UBS CAV ( Coronavac) das 7h as 18h30
UBS Central (Pfizer Baby e Pediátrica) das 7h às 11h30 e das 13h às 16h
27/02 – UBS Central (Coronavac)das 7h às 11h30 e das 13h às 16h.
Conforme orientações da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), mesmo com o avanço da vacinação, é recomendada a manutenção das medidas não farmacológicas na prevenção da infecção pelo vírus da covid-19, como o uso de máscaras de melhor qualidade, manutenção de ambientes ventilados, distanciamento social, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e a utilização da etiqueta respiratória.
Deixe seu comentário