Amanhã, 13, será dia de vacinação em Canoinhas. Com o chamado "Dia D", as salas de vacinação ficarão abertas das 8h às 17h no município. As doses são gratuitas para os grupos prioritários: idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos, profissionais de saúde, professores, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), doentes crônicos (diabéticos, cardíacos, hipertensos, com doença respiratória e renal crônica, doença neurológica, obesos e imunodeprimidos) e apenados.
Os canoinhenses podem tomar a vacina nas unidades básicas central
(Antiga Clínica da Mulher e da Criança), do Cristo Rei, Alto das Palmeiras, Cohab I, Cohab II, Cohab III - bairro Aparecida, Campo D'Água Verde e em Marcílio Dias. No interior também haverá vacinação nas unidades de Felipe Schmidt, Barra Mansa, Pinheiros, Paciência dos Neves, Fartura e Arroios.
Os professores deverão levar comprovante - holerite ou crachá com foto. Os
pacientes crônicos deverão levar prescrição médica para vacina ou carteirinha do Programa de Hipertensão, Diabetes e Cardiopatias. Não esqueça de levar a carteirinha de vacinação.
Prevenção
Para se prevenir contra o vírus da gripe, as pessoas devem lavar as mãos frequentemente ou fazer uso do álcool gel, e evitar tocar o rosto com as mãos: o vírus influenza é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver algumas horas em diversas superfícies, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesões pulmonares, que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo. Outra medida importante para reduzir a circulação do vírus da gripe é manter os ambientes ventilados e evitar permanecer em locais onde haja aglomeração de pessoas.
É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e sintomas de síndrome gripal. Ao apresentar febre, tosse, falta de ar e, pelo menos, mais um dos sintomas - dores musculares, dor de cabeça e dor nas articulações -, deve-se procurar uma unidade de saúde preferencialmente em até 48 horas para início do tratamento adequado. A quem estiver doente, recomenda-se, ainda, beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável, evitar sair de casa e cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao tossir e espirrar.
Com informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado
Deixe seu comentário