Adosarec, que celebra 25 anos nesta sexta, lamenta paralisação no atendiento
No ano em que celebra as Bodas de Prata, a Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adsarec) foi surpreendida com uma notícia assustadora. O Hemosc de Canoinhas não atenderá em dezembro. "Tinha agendamento de doação programado até o dia 14", afirma a secretária da entidade Márcia Sachweh. A Adosarec tem mais de 40 grupos de doadores nas cidades de São Mateus do Sul, Rio Negro, Mafra, Papanduva, Itaiópolis, Monte Castelo, Major Vieira, Irineópolis, Três Barras, Canoinhas e Bela Vista. E para cada dia havia um grupo agendado. "Infelizmente tivemos que cancelar as doações porque o Hemosc estará fechado", lamenta. A situação é grave porque nas férias a oferta de sangue nos bancos diminui - além disso, a demanda neste período aumenta em função do crescimento do número de acidentes de trânsito. "A gente vê com preocupação essa interrupção de coleta em três hemocentros importante do estado: Canoinhas, Blumenau e Jaraguá do Sul. Obviamente que para emergências, a estrutura deve estar preparada para atender, mas as cirurgias eletivas que venham a precisar de sangue, muito provavelmente acabarão sendo adiadas. Só se o Hemosc tiver outro planejamento, alguma coisa que nós não tenhamos conhecimento. Porque para nós só foi informado que no mês de dezembro não haveria coleta. Nenhuma explicação oficial foi dada", lamenta Silmar Golanovski, presidente da entidade.
Neste ano a Hemosc passou por dificuldade financeira e a interrupção das coletas pode ser reflexo deste entrave. O fechamento do Hemosc será entre os dias 1º de dezembro e 1º de janeiro. De acordo com o Governo do Estado, no caso específico de Canoinhas ainda há outro agravante além da contenção de despesa: a aposentadoria o médico que atende na unidade.
"Nós mantemos a nossa proposta desde o primeiro dia de fundação da instituição: que nunca ninguém viesse a padecer por falta de sangue. Não tendo o banco de sangue aqui em Canoinhas para fazer as coletas, nós vamos continuar atendendo a necessidade da população levando os doadores, se for preciso, para Joinville. Isso é um acréscimo de custo e despesa, mas a nossa proposta é essa. Onde o paciente estiver precisando lá estará o doador", assegura Golanovski
Tipagem sanguínea e doações
Para marcar o aniversário, a Adosarec realiza nesta sexta, um dia de tipagem sanguínea com os alunos da Escola de Educação Básica Santa Cruz de Canoinhas. O fantástico deste trabalho é o voluntariado e o desejo de fazer o bem, mas para que isso possa continuar acontecendo, a Adosarec conta com a colaboração da comunidade. E é possível contribuir de várias formas: uma delas é por meio da doação de qualquer valor na conta de luz. Basta levar uma fatura até a Adosarec (na Rua Coronel Albuquerque, 752, no Centro) que a entidade faz o processo para a contribuição. Outra maneira é comprando o pastel às quartas também na sede da entidade.
.
Deixe seu comentário