Aumento da cobertura do programa de Estratégia de Saúde da Família beneficia população
A Saúde em Canoinhas cresce e prova disso são os indicadores do Ministério da Saúde. Um deles - talvez o mais importante - é aumento da cobertura do programa de Estratégia de Saúde da Família. Em 2016, somente 37% da população canoinhense tinha cobertura da Estratégia de Saúde da Família. Em 2019, este número subiu para 69%. "O resultado é o maior número de pessoas sendo atendidas. Entre janeiro e novembro, foram realizadas mais de 36 mil consultas médicas nas unidades básicas", afirmou a secretária de Saúde, Zenici Dreher, durante o balanço de atividades realizadas em 2019. Este crescimento, ressalta, veio devido à contratação de médicos para unidade central, reforço no Campo D'Água Verde, além do fato de a gestão ter colocado em funcionamento as unidades do Alto da Tijuca e Água Verde.
Secretaria de Saúde
Zenici abdicou do cargo de secretária de Saúde nesta segunda. "Para que possamos avançar ainda mais na Saúde e em outras áreas é imprescindível que eu retorne à Câmara de Vereadores. Precisamos criar leis para regulamentar serviços e garantir direitos", disse em reunião com o prefeito Beto Passos e o vice Renato Pike. Zenici é servidora efetiva no Município há 14 anos e continuará atuando na Secretaria de Saúde como assistente social.
Assume nos próximos dias a Secretaria de Saúde a servidora municipal Kátia Oliskowski Munhoz, que atua há 14 anos como enfermeira. "A experiência enquanto gestora só fez sentido pelo apoio dos servidores neste processo de fazer a Saúde melhorar para os canoinhenses. Os avanços foram conquistados graças aos laços de amizade, coleguismo e pela seriedade no trabalho, além da autonomia dada pelo prefeito e vice e pelo apoio da gestão. O sentimento que fica é de gratidão, pois todos foram importantes. Continuaremos atuando juntos para defender o SUS igualitário para todos", reforça Zenici.
Nova secretária
O anúncio do remanejamento dos cargos na Saúde foi realizado na tarde desta segunda. Kátia tem experiência na atenção básica, tendo trabalhado em Canoinhas, Mafra e Bela Vista do Toldo. Ela atuou no Samu por seis anos e também na UPA 24h. Kátia foi professora na área da saúde e possui especialização em Saúde do Trabalho, Saúde da Família e Urgência e Emergência "Confiamos que a experiência dela vai contribuir para que continuemos avançando e oferecendo bons serviços à população", disse o prefeito Beto Passos. Kátia deve assumir nos próximos dias, pois atualmente comanda a UBS do Campo. "A proposta é dar continuidade aos trabalhos. Muitas coisas boas foram construídas e vamos trabalhar para dar prosseguimento a tudo", argumenta.
Balanço de 2019
Somente na atenção básica, entre janeiro e novembro de 2019, foram realizadas 36.152 consultas médicas, 26.829 de enfermagem e 38.065 com técnicos de enfermagem. Além do avanço na cobertura de ESF, outro avanço importante na atenção básica é a ampliação do horário de atendimento nas unidades.
Outros fatores também contribuíram com a melhoria na qualidade do serviço oferecido à população. "Implantamos o acolhimento com classificação de risco nas unidades de saúde abolindo as filas das madrugadas cientes de que há lista de espera para melhor organização dos serviços e para garantir o tratamento igualitário, salvo exceções em situações mais graves", lembra Zenici.
Parte dos recursos da Saúde do Município, por exemplo, garante plantão presencial em obstetrícia da maternidade do Hospital Santa Cruz. O Município ampliou os sobreavisos das especialidades: passando a ter ortopedia, cirurgia geral, anestesiologia, clínica médica, neurologia e neurocirurgia para Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Santa Cruz de Canoinhas.
"Criamos o plantão presencial de pediatria para a maternidade com suporte para UPA 24h e implantamos o protocolo do Programa Mãe Canoinhense com o objetivo de aprimorar e padronizar a assistência às gestantes que também passaram a contar com cardiotocógrafo para monitorar os batimentos cardíacos dos bebês", lembra.
Em 2020 iniciam dois novos médicos efetivos em Canoinhas. Um será plantonista para a UPA 24h e atuará como responsável técnico pela unidade. Outro atenderá no programa de saúde mental para crianças e adolescentes.
"Tivemos avanços importantes como a implantação do Programa Medicamento em Casa, mutirão de cirurgia, exames e temos clareza de que há muito o que fazer ainda e por isso precisamos deste suporte no Legislativo", observa.
Embora faltem alguns medicamentos por atraso na entrega dos laboratórios, por exemplo, Canoinhas dispõe de duas farmácias SUS com mais de 300 itens na lista municipal de medicamentos. "A oferta aqui em Canoinhas é muito maior se comparado a outros municípios", garante.
Em Canoinhas também o transporte de pacientes é pauta tratada com muita seriedade. Em dois anos foram comprados cinco pólos e duas ambulâncias garantindo conforto e segurança aos pacientes. Atualmente são transportados mais de mil pacientes por mês.
"Fortalecemos ainda o Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde e Humanização que priorizou suas ações focando os processos de trabalho resultando também em melhoria no atendimento aos pacientes", aponta Zenici.
HSCC - Para ajudar o Hospital a ficar com as portas abertas, o Município de Canoinhas instituiu os chamados "prêmios": o valor da tabela SUS é defasado e não cobre todas as despesas de cirurgias e exames. "Encontramos alternativa fazendo com que o Município cubra esta diferença com o chamado 'prêmio', garantindo os procedimentos aos pacientes e retorno financeiro adequado ao HSCC e médicos. Tudo acompanhado de maneira transparente pelo Ministério Público", observa.
Prontuário eletrônico - Prontuário eletrônico e demais sistemas de informações trazem segurança aos pacientes SUS que usam serviços da UPA, farmácias, policlínica e unidades de saúde - assim como aos profissionais.
UPA - A UPA - 24h passou por inúmeras melhorias: agora conta com terceiro médico em horário de pico, além de dois médicos 24h por dia. Protocolo com classificação de risco garante mais segurança e eficiência no atendimento. Alterações estruturais também trazem mais conforto aos pacientes.
Poli - Em 2019, houve ampliação do atendimento médico na policlínica e Caps: psiquiatra, oftalmologista, cirurgia geral. São mais de 16 especialidades. "A policlínica tem fisioterapia pelo SUS com protocolo e grupo de coluna", lembra.
UBS Campo - O atendimento na UBS do Campo melhorou: agora tem horário estendido (das 7h às 19h), houve ampliação dos serviços da farmácia, de fisioterapia e implantação de práticas integrativas e complementares. Além da adesão ao Programa Saúde na Hora.
Animais - Para controlar a população de animais, foram castrados 130 cães e gatos em mutirão inédito e 246 no setor de Zoonoses. Foram realizadas ações educativas e produzido material informativo.
Vigilância - Canoinhas reforçou a vacinação e a vigilância em saúde neste ano por causa da febre amarela e do sarampo. Foram aplicadas 12.681 doses.
Deixe seu comentário